DICAD no Rock in Rio Lisboa: Prevenção e redução dos riscos entre 6 e 8 de setembro

05/09/2019

O Rock in Rio (RIR) Lisboa promove, entre os dias 6 e 8 de setembro, um festival de música gratuito junto à Torre de Belém, em Lisboa, para assinalar o seu 15.º aniversário em Portugal.

A organização do evento desafiou, uma vez mais,  a Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD), da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, (ARSLVT) a marcar presença.

Esta dinâmica decorre do reconhecimento, por parte da organização, de um trabalho desenvolvido desde 2016, e que, de acordo com a organização, tem vindo a melhorar a experiência dos frequentadores do Rock In Rio.

Desta forma, a DICAD – ARSLVT associa-se a mais esta intervenção, desenvolvendo ações junto dos frequentadores do evento, mantendo um modelo de intervenção de proximidade que tem vindo a desenvolver no âmbito da Prevenção e Redução dos Riscos associados ao consumo de substâncias psicoativas e ao uso nocivo de álcool.

Esta operação desenvolve-se em duas vertentes: intervenção junto de todos/as os/as frequentadores/as do RIR, através de um posto fixo (Unidade Móvel), em complemento com um conjunto de ações junto dos operadores responsáveis pela venda de bebidas alcoólicas no recinto.

O posto fixo da DICAD, está situado junto aos foodtrucks e conta com uma equipa composta por diversos profissionais de saúde, psicólogos/as, assistentes sociais e enfermeiros/as, cuja atividade será:

Prestar informação e aconselhamento a todos os frequentadores que contactem o posto fixo por sua iniciativa;

Distribuição de preservativos, com o objetivo de reduzir os riscos de práticas sexuais desprotegidas;

Divulgação de informação aos frequentadores do evento sobre os riscos associados ao consumo abusivo de álcool e do uso de outras substâncias psicoativas ilícitas;

Realização de testes de alcoolémia, enquadrando as implicações de determinada taxa de álcool na condução de veículos, na deslocação até casa e nos comportamentos sexuais desprotegidos;

Garantir o encaminhamento de alguma situação mais grave, sinalizada como intoxicação alcoólica e/ou de outras substâncias psicoativa, em articulação com os demais intervenientes na área da saúde.

Neste espaço serão também realizados testes de alcoolémia, testes de monóxido de carbono, distribuídos preservativos, chupa-chupas e outros materiais que visam a redução de riscos e a minimização de danos.

A ação da venda responsável de álcool durante o evento irá decorrer junto dos operadores responsáveis pela venda de bebidas alcoólicas.

A Unidade Móvel estará em funcionamento durante os dias em que decorre o festival, entre as 18 e as 23 horas.