Instituto Ricardo Jorge disponibiliza folhetos informativos sobre principais artrópodes vetores de agentes infeciosos que causam doença no Homem

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge disponibiliza folhetos informativos sobre principais artrópodes vetores de agentes infeciosos que causam doença no Homem

10-09-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Centro de Estudos de Vetores e Doenças Infeciosas (CEVDI) Doutor Francisco Cambournac, publica três folhetos informativos sobre os principais artrópodes vetores de agentes infeciosos que causam doença no Homem. As publicações tem como objetivo aumentar a consciencialização das populações sobre as ameaças à saúde relacionadas com os mosquitos, carraças e flebótomos, para além de promover medidas preventivas.

A informação disponibilizada no âmbito das comemorações do 10.º aniversário da inauguração das novas instalações do CEVDI, em Águas de Moura (Palmela), é destinada principalmente ao público em geral e profissionais de saúde e aborda aspetos da biologia, epidemiologia, agentes transmitidos e medidas de prevenção da picada para reduzir o risco de desenvolver doenças de transmissão vetorial. Nos folhetos são também divulgados os contactos do CEVDI, através dos quais poderão ser esclarecidas eventuais questões sobre estes vetores.

As doenças infeciosas associadas a vetores constituem um grupo de doenças com grande importância clínica, epidemiológica e laboratorial. Os principais vetores artrópodes são os mosquitos, os flebótomos, as carraças, as pulgas e os piolhos, não só porque podem transmitir um conjunto de agentes de doenças infeciosas como por algumas dessas doenças serem consideradas como as de maior mortalidade e morbilidade a nível mundial.

O CEVDI é um centro de diagnóstico e investigação científica na área das doenças infeciosas transmitidas por vetores e com interesse para a Saúde Pública, atuando também como laboratório de reforço à Unidade de Resposta a Emergências e Biopreparação do Departamento de Doenças Infeciosas. Atualmente, o CEVDI desenvolve a sua atividade em quatro linhas de investigação principais: vírus e bactérias transmitidas por vetores, artrópodes vetores e roedores reservatórios.