Museu da Saúde assinala Jornadas Europeias do Património 2019 com diversas atividades

imagem do post do Museu da Saúde assinala Jornadas Europeias do Património 2019 com diversas atividades

17-09-2019

O Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, volta a associar-se às comemorações das Jornadas Europeias do Património (JEP), este ano subordinadas ao tema “Artes, Património, Lazer”, com um horário alargado de abertura (10:00-18:00), 13 atividades e a promessa de muita animação. A participação nas várias atividades é gratuita, mas carece, nalguns casos, de inscrição prévia.

Nos próximos dias 27, 28, 29 de setembro, o Museu da Saúde disponibiliza visitas orientadas à exposição “800 Anos de Saúde em Portugal” e visitas temáticas sobre o “Património Artístico da Saúde”. Os mais novos poderão, no sábado e no domingo, divertir-se e aprender com os jogos “Roda dos Alimentos”, “Descobre no Museu” e “Tratar de Mim”, esta último em colaboração com a Apifarma – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica.

programa de atividades inclui ainda, dia 28 de setembro, uma oficina de origami (16:00), dinamizada pela Associação LUDUS, e a animação do Circo Matemático, com os seus truques de magia, a partir das 14:00. Para os aficionados do tricot, o Museu da Saúde convida a trazer agulhas e novelos para participar num encontro, dia 29 de setembro (16.00), para tricotar por uma mente saudável. Inscrições através dos seguintes contactos: museudasaude@insa.min-saude.pt | (+351) 217 526 479.

Desde abril 2017, o Museu da Saúde mostra-se nas instalações do seu futuro espaço-sede, no antigo Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santo António dos Capuchos, em Lisboa, com a exposição “800 Anos de Saúde em Portugal”, que esboça um panorama cronológico e compreensivo da história da saúde em Portugal, desde a fundação da nacionalidade até à atualidade. A mostra é constituída por cerca de 400 peças, provenientes das coleções do Museu da Saúde e de acervos de instituições parceiras.

As JEP são uma iniciativa do Concelho da Europa e da União Europeia e celebram-se, anualmente, com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel do património no seu desenvolvimento. Pretende-se com o tema deste ano destacar as muitas facetas do património ligadas às artes, como fonte de entretenimento, e ao lazer, permitindo viver outras dimensões da vida quotidiana. Para mais informações, consultar o Programa Nacional das JEP 2019.