Instituto Ricardo Jorge participou em ação comemorativa do Dia Internacional do Microrganismo

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge participa em ação comemorativa do Dia Internacional do Microrganismo

18-09-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Centro de Estudos de Vetores e Doenças Infeciosas (CEVDI), participou, dia 17 setembro, na iniciativa “Micróbios em Lisboa”, que teve lugar no Arco Triunfal da Rua Augusta, no âmbito das celebrações do Dia Internacional do Microrganismo (IMD). Celebrado pela primeira vez em 2017, o IMD tem por objetivo sensibilizar os jovens e a sociedade em geral para a importância que os microrganismos desempenham na saúde, ambiente e qualidade de vida.

Realizada com apoio da Câmara Municipal de Lisboa, esta iniciativa permitiu às várias instituições participantes, através de atividades práticas, alertar e consciencializar os transeuntes para temas tão diversos como “microrganismos e alimentação”, “microrganismos na cidade”, “doenças transmitidas por microrganismos tendo os insetos como vetores” e “nós e microbioma”. A participação do Instituto Ricardo Jorge foi assegurada pela investigadora Líbia Zé-Zé.

O IMD visa alertar para a importância destes seres invisíveis em todas as dimensões do nosso dia-a-dia. A data escolhida, 17 de setembro, corresponde ao dia em que, em 1683, o holandês Anton van Leeuwenhoek enviou uma carta à Royal Society de Londres descrevendo pela primeira vez um microrganismo: uma descrição rigorosa, devidamente ilustrada por desenhos, de bactérias vivas presentes numa placa dentária.

Em Portugal, o IMD é promovido pela Sociedade Portuguesa de Microbiologia, pela Ordem dos Biólogos, pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e pela Sociedade Portuguesa de Ecologia, com o Alto Patrocínio da Comissão Nacional da UNESCO e o apoio da Federação Europeia de Sociedades de Microbiologia (FEMS). O programa nacional do IMD incluiu atividades e iniciativas de disseminação de ciência, laboratórios abertos, exposições, degustação de produtos de origem microbiológica, palestras e cursos.