João Paulo Teixeira eleito membro do Comité Executivo da EUROTOX – INSA

imagem do post do João Paulo Teixeira eleito membro do Comité Executivo da EUROTOX

20-09-2019

João Paulo Teixeira, coordenador da Unidade de Investigação do Departamento de Saúde Ambiental do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge no Porto, foi eleito membro do Comité Executivo da Associação de Toxicologistas Europeus e Sociedades Europeias de Toxicologia (EUROTOX). A eleição, que decorreu no dia 10 de setembro, durante a reunião anual da EUROTOX, em Helsínquia (Finlândia), envolveu 35 países associados.

Com esta eleição, Portugal passa a ter um novo representante no órgão de cúpula da maior organização de toxicologistas e sociedades europeias de toxicologia, a EUROTOX, que representa cerca de 6 mil membros em toda a Europa e mais de 200 associados individuais em todo o mundo. Para João Paulo Teixeira, a sua eleição é uma grande honra “por merecer a confiança das associações europeias para as poder representar enquanto membro do Comité Executivo da EUROTOX” e ainda uma “distinção” para o trabalho que o Instituto Ricardo Jorge, instituição que “orgulhosamente” representa, desenvolve nesta área.

“Estou muito entusiasmado e certo que, para além da minha contribuição na promoção da ciência e educação na área da toxicologia, já iniciada há seis anos enquanto membro do Comité de Educação, poderei agora trabalhar de forma mais próxima na promoção da saúde global pela intervenção nas políticas e quadros normativos com uma abordagem multilateral, integrada, dialogante e construtiva”, refere, acrescentando que se trata de “um marco de dedicação profissional de grande importância”, mas também “uma distinção para o Instituto Ricardo Jorge, que terá assim reforçada a sua visibilidade e reputação cientifica a nível internacional”.

Para além de João Paulo Teixeira foram ainda eleitos para integrar o Comité Executivo, no mandato 2020-2023, os investigadores Vesna Matovic (Sérvia) e Theo de Kok (Holanda). Estes novos membros completam a nova estrutura executiva da EUROTOX, juntando-se a Mattias Öberg (Suécia), Thomas Weiser (Suíça), Martin Wilks (Suíça), Félix Carvalho (Portugal), Mumtaz Iscan (Turquia) e Healther Wallace (Reino Unido), a atual Presidente.

Doutorado em Ciências Biomédicas pela Universidade do Porto, João Paulo Teixeira coordena desde 2005 a Unidade de Investigação do Departamento de Saúde Ambiental do Instituto Ricardo Jorge, tendo ainda sob sua coordenação o Grupo de Epidemiologia Ambiental e Laboratorial da Unidade de Investigação EPIUnit do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto. O investigador do Instituto Ricardo Jorge é também coordenador da seção de Toxicologia da Sociedade Portuguesa de Farmacologia (SPF), associação que é membro da EUROTOX e que apoiou esta eleição.

João Paulo Teixeira é ainda vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Toxicologia (APTox) e professor convidado da Faculdade de Medicina e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Da sua atividade científica destaca-se a investigação sobre o impacto da qualidade do ar interior na saúde humana e o contributo dos estilos de vida e fatores de risco ambientais no desenvolvimento de várias condições de doença e saúde ao longo da vida, através da avaliação das alterações genéticas e epigenéticas. Outras linhas de investigação em curso incidem na avaliação da toxicidade de nanomateriais manufaturados e misturas de contaminantes emergentes.