Nomeação do Diretor da Unidade de Sistemas de Informação do INFARMED


«Aviso n.º 14914/2019

Sumário: Designação, em comissão de serviço, no cargo de diretor da Unidade de Sistemas de Informação do INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I. P., cargo de direção intermédia de 2.º grau.

Designação, em comissão de serviço, no cargo de Diretor da Unidade de Sistemas de Informação do INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I. P., cargo de direção intermédia de 2.º grau

Em cumprimento da alínea c) do n.º 1 do artigo 4.º da Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, torna-se público que, tendo sido cumpridos todos os formalismos legais e concluído o processo de seleção referente ao procedimento concursal, foi designado, por Despacho n.º 35, de 16 de agosto de 2019, do Presidente do Conselho Diretivo do INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I. P., proferido nos termos e para os efeitos do disposto nos n.os 9, 10 e 11 do artigo 21.º da Lei n.º 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, o licenciado João Paulo Rodrigues Figueira, técnico superior do mapa de pessoal do INFARMED, I. P., para exercer, em comissão de serviço, por três anos, renovável por iguais períodos de tempo, o cargo de Diretor da Unidade de Sistemas de Informação, com efeitos a 19 de agosto de 2019, em virtude de reunir os requisitos legalmente exigidos e deter o perfil adequado e demonstrativo da aptidão, competência técnica e experiência profissional necessárias para o desempenho do cargo, conforme evidenciado pela nota curricular publicada em anexo.

Dados pessoais:

João Paulo Rodrigues Figueira

Data de nascimento: 24 de junho de 1975

Formação Profissional e académica relevante:

Licenciatura em Engenharia Multimédia

Frequência de Mestrado em Sistemas de Informação para a Gestão

FORGEP: Programa de Formação em Gestão Pública

Information Management Fundamentals

Project Management For Executives

Kaizen Project Performance Maximization

Kaizen Project Management

Gestão do Risco e Gestão da Continuidade do Negócio

ITIL Essentials For IT Service Management V3

Gestão de Risco em Projeto

Experiência Profissional relevante:

Desde 2016: responsável pela direção da Unidade de Sistemas de Informação do INFARMED, I. P.;

2005 – 2016: colaborou em diversos projetos de carácter organizativo, de análise e reengenharia de processos, fluxos de informação, e no estudo, desenvolvimento e implementação de soluções tecnológicas, no INFARMED, I. P.

1999 – 2004: membro do grupo de trabalho “Carta de Equipamentos da Saúde”, onde colaborou no desenvolvimento de um sistema de informação de âmbito nacional, que permitiu o conhecimento das infraestruturas e dos meios complementares de diagnóstico e terapêutica.

2000 – 2004: membro da equipa coordenadora do projeto “SIM-Cidadão”, sistema de informação responsável pela gestão e monitorização das sugestões e reclamações dos cidadãos utilizadores do SNS, responsável pela componente tecnológica.

1999 – 2001: membro do grupo de trabalho “Task Force para o Ano 2000”, corresponsável pela conceção e implementação do sistema de informação desenvolvido para o Centro de Acompanhamento Nacional, que assegurou a recolha, tratamento e divulgação permanente de informação relacionada com o Bug do ano 2000.

26 de agosto de 2019. – A Vogal do Conselho Diretivo, Cláudia Belo Ferreira.»