Semana Mundial do Aleitamento Materno: ULS Matosinhos promove iniciativas de 30 de setembro a 4 outubro

26/09/2019

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) vai assinalar a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que decorre de 30 de setembro a 4 de outubro, com diversas iniciativas dirigidas às grávidas, recém-mamãs e seus bebés, com o objetivo de informar, esclarecer dúvidas e de apoiar os pais no início de vida dos seus filhos.

O programa tem início no dia 30 de setembro, com a sessão «Amamentar na ULSM – desafios e realidades», que vai decorrer no auditório do Hospital Pedro Hispano, e aborda temas como a sustentabilidade da amamentação, a primeira semana de vida do bebé, a fisiologia da lactação, o desafio da amamentação exclusiva, e que conta com a apresentação do projeto «ULSM Amiga dos Bebés».

Além desta sessão mais formativa, mas aberta ao público, o programa elaborado pelo Comité de Aleitamento Materno da ULSM inclui diferentes propostas, como aulas de pilates para grávidas, recém-mamãs e seus bebés, workshops sobre nutrição na amamentação, babywearing, massagem infantil e, como habitualmente, também de costura da almofada de amamentação. «Amamentar e regressar ao trabalho» é tema de uma sessão, e há ainda o convite para uma tertúlia sobre o tema.

Estas atividades vão decorrer no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, numa parceria com a Matosinhos Sport.

Adicionalmente, no átrio do Hospital Pedro Hispano vai decorrer uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos das escolas de Matosinhos alusivos ao tema da amamentação.

Este ano, a Semana Mundial do Aleitamento Materno tem como tema «Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação», uma escolha que traduz a estratégia da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Unicef, na tentativa de promover e alertar os diferentes países para a importância de implementar políticas e condições favoráveis à família que permitam a amamentação e ajudem os pais.

O Hospital Pedro Hispano é considerado «Hospital Amigo dos Bebés», desde 2011. Um título já renovado e que garante que o hospital continua a implementar as dez medidas definidas pela OMS e pela UNICEF de promoção e incentivo ao aleitamento materno.

O próximo passo é conseguir o mesmo título para o Agrupamento de Centros de Saúde de Matosinhos, a caminho de uma «ULSM Amiga dos Bebés».

Para saber mais, consulte:

Unidade Local de Saúde de Matosinhos – http://www.ulsm.min-saude.pt/