CHTS | Dia Mundial do Cancro Digestivo: centro hospitalar promoveu sessão aberta para assinalar efeméride

01/10/2019

O Serviço de Cirurgia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) assinalou no dia 30 de setembro, no Hospital Padre Américo, o Dia Mundial do Cancro Digestivo com uma sessão de esclarecimento aberta a toda comunidade.

O encontro, onde a importância da prevenção e diagnóstico precoce ficou patente, abordou vários temas relacionados com o cancro gástrico, um dos vários tipos de cancro digestivo, sob as perspetivas da Gastroenterologia, Cirurgia, Enfermagem e Nutrição.

Jorge Silva, Diretor do Serviço de Gastroenterologia, abordou o papel da endoscopia no diagnóstico, prevenção e tratamento, bem como alertou ainda para a importância do diagnóstico precoce pela «grande incidência deste tipo de neoplasia na região norte, sendo o diagnóstico tardio a principal causa de alta mortalidade».

Por ser uma doença com ausência de sintomas específicos, importa conhecer os principais fatores de risco nesta doença cuja taxa de prevalência nos homens é o dobro da taxa nas mulheres: mais de 50 anos, uma dieta pobre em vegetais e fruta, tabagismo, antecedentes familiares e alterações inflamatórias da parede do estômago são condições a que se deverá estar atento.

A prevenção primária passa por adotar hábitos de vida saudável que incluem uma alimentação equilibrada e a prática de exercício físico. A prevenção secundária passa pela realização da endoscopia.

Visite:

Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa – http://www.chts.min-saude.pt/