Hospital de Santarém conclui projetos de modernização e inovação

01/10/2019

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) anunciou esta terça-feira, dia 1 de outubro, a conclusão de dois projetos que permitiram a modernização e inovação dos equipamentos clínicos, 3 milhões de euros (M€), e a desmaterialização do processo clínico, 8 mil euros.

O investimento, financiado pelo Portugal2020, permitiu a aquisição de equipamentos tecnologicamente avançados, nomeadamente, de Tomografia Computorizada, ecógrafos de última geração para obstetrícia, ginecologia e ecocardiografia fetal, sistemas de climatização para o serviço de Medicina e de Reabilitação, equipamentos para o Bloco Operatório, Cardiologia e Gastroenterologia e de Anatomia Patológica.

A administração do HDS, presidida por Ana Infante, refere a importância deste investimento na melhoria da qualidade de diagnóstico e também para a redução do número de exames e deslocações desnecessárias dos utentes para reavaliação no exterior. Acrescenta a diminuição do tempo de resposta e de realização dos exames/cirurgias, além da melhoria da acessibilidade e a segurança dos doentes e dos profissionais de saúde.

Por outro lado, o projeto para desmaterialização do processo clínico permitiu a modernização da infraestrutura de rede, instalar a rede ‘wireless’ para os utentes (que passam a ter acesso gratuito à Internet) e para os profissionais.

Foi ainda feito o upgrade da capacidade de armazenamento de dados e instalado o visualizador web de imagens médicas, possibilitando que todos os médicos do Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria e de hospitais do Serviço Nacional de Saúde tenham acesso ao Processo Clínico Eletrónico do HDS.

Segundo a administração do HDS, vai agora ser iniciado um novo projeto para «inovação e diferenciação tecnológica do Hospital Distrital de Santarém, EPE», no valor de 3,2 milhões de euros.

Este projeto permitirá a instalação de uma Ressonância Magnética e o apetrechamento dos Blocos Operatórios, de Cirurgia de Ambulatório e de Obstetrícia, acrescenta.

Fonte: Lusa

Visite:

Hospital Distrital de Santarém – http://www.hds.min-saude.pt/