DGS no 23º Congresso Nacional de Medicina Geral e Familiar – Programa Ler+ dá Saúde

DGS no 23º Congresso Nacional de Medicina Geral e Familiar  - Programa Ler+ dá Saúde

A Direção-Geral da Saúde participou no 23º Congresso Nacional de Medicina Geral e Familiar.

Têm-se verificado grande adesão e participação ativa dos médicos e enfermeiros de família ao Programa Ler + dá Saúde. Deste modo, a Associação Nacional de Medicina Geral e Familiar no seu 23º Congresso Nacional de Medicina Geral e Familiar organizou uma mesa sobre este tema.

Mais informações aqui:


Programa Ler+ dá Saúde / Adesão das Unidades de Saúde Familiar e das Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados

Programa Ler+ dá Saúde / Adesão das USF e UCSP

A Direção-Geral da Saúde, a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa e a Fundação Aga Khan são instituições parceiras do Plano Nacional de Leitura, entidade promotora do Programa.

O Programa Ler + dá Saúde consiste, fundamentalmente, no aconselhamento da leitura em família, aos pais/mães/cuidadores das crianças entre os 0 e os 6 anos de idade, efetuado pelos médicos e enfermeiros das unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS), no âmbito das consultas de vigilância de saúde infantil e juvenil, entendendo-se esta prática como fundamental a um desenvolvimento saudável e integral.

Os principais objetivos do Programa Ler + dá Saúde são:

  1. Promover a leitura e a literacia emergente incentivando à prática da leitura partilhada em família com as crianças entre os 0 e os 6 anos de idade;
  2. Sensibilizar os pais para o valor da leitura em família, recorrendo ao aconselhamento privilegiado dos profissionais de saúde;
  3. Contribuir para as orientações estratégicas do Plano Nacional de Saúde, nomeadamente no que respeita ao aumento do nível de saúde nas diferentes fases do ciclo de vida, à promoção de comportamentos saudáveis e à participação dos cidadãos na criação de contextos ambientais conducentes à saúde, através do desenvolvimento da literacia.

 As Unidades de Saúde do SNS (USF e UCSP) que aderirem a este Programa de promoção da literacia emergente e familiar recebem uma caixa com livros infantis adequados a cada um dos níveis etários, brochuras dirigidas aos profissionais de saúde e metros desdobráveis para os pais com indicações práticas para a leitura com as crianças.

 Para integrarem o Programa, as Unidades de Saúde devem proceder ao registo e ao preenchimento do respetivo formulário no Portal do Plano Nacional de Leitura.