120 anos da Peste Bubónica: Instituto Ricardo Jorge promove percursos históricos, no Porto

10/10/2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge promove, no âmbito da sessão evocativa dos 120 Anos da Peste Bubónica, os percursos históricos: “Lugares da peste – da Ribeira ao cordão sanitário” e “Lugares de assistência aos empestados”, nos dias 18 e 19 de outubro, no Porto.

As iniciativas têm um limite máximo de 50 participantes por percurso. É possível fazer a inscrição até ao dia 16 de outubro

A inscrição está disponível, até ao dia 16 de outubro, em formulário online.

Percurso 1 – “Lugares da peste – da Ribeira ao cordão sanitário”

Sinopse: no dia 4 de julho de 1899, o médico Ricardo Jorge foi alertado, através de um bilhete de um negociante da Rua de S. João, para uns estranhos falecimentos ocorridos na Rua da Fonte Taurina, números 88, 84 e 70. Este percurso vai identificar o lugar e as suas características no contexto da época. Cerca de 2 meses depois a Junta Consultiva de Saúde Pública, máxima autoridade sanitária, impôs à cidade um cordão sanitário, controlado pelo Exército, que originou uma Reunião de Comerciantes e Homens de Negócios, no Palácio da Bolsa, onde o percurso terminará. A direção do percurso será efetuada pela Dra. Maria Isabel Andrade Silva, do departamento da Cultura da Câmara Municipal do Porto.

Dia: 18 de outubro
Horário: 15h30
Ponto de partida: Casa do Infante
Ponto de chegada: Palácio da Bolsa
Duração: 1h30
Percurso a pé.

Percurso 2 – “Lugares de assistência aos empestados”

Sinopse: os empestados da Rua da Fonte Taurina, e de outros locais das Freguesias da Sé, S. Nicolau e Miragaia são, inicialmente, internados no Hospital de Santo António, e posteriormente transferidos de noite para o Hospital de Nosso Senhor do Bonfim, o popular Goelas de Pau (o hospital criado 15 anos antes para receber e isolar os doentes durante a epidemia de cólera – Hospital de Joaquim Urbano). Perante as suspeitas de “moléstia tão exótica e remota”, Ricardo Jorge lançou-se no estudo bacteriológico do material purulento recolhido dos doentes. Encontraremos no Museu do Hospital de Santo António alguns dos objetos laboratoriais, na senda do estado da medicina, na época. Do Hospital de Santo António sairemos para visitar o Hospital de Joaquim Urbano. A direção do percurso e apresentações serão efetuadas pela Dra. Sónia Faria, diretora do Museu do CHUP, e pela Dra. Maria Isabel Andrade Silva, do departamento de Cultura da Câmara Municipal do Porto.

Dia: 19 de outubro
Horário: 10h00
Ponto de partida: Hospital de Santo António – Hall de entrada
Ponto de chegada: Hospital de Joaquim Urbano
Duração: 2 horas
Percurso em autocarro do Hospital de Santo António até ao Hospital de Joaquim Urbano.

Visite:

Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge – http://www.insa.min-saude.pt/