Dia Mundial da Saúde Mental: CHTS assinala a data com atividades em Penafiel e Amarante

10/10/2019

Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), através do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, está a assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental, que hoje, 10 de outubro, se comemora. Esta data foi criada, em 1992, pela Federação Mundial de Saúde Mental.

Sob o lema «Comunicação e Emoções: quando o corpo se adianta às palavras», realizou-se esta manhã, no Hospital Padre Américo, uma conferência que abordou temas relacionados com a comunicação positiva e a diminuição do stress profissional.

Na sessão de abertura, Carlos Alberto, Presidente do Conselho de Administração, felicitou a realização de mais uma iniciativa de «partilha de conhecimentos e enriquecimento global sobre um tema que nos perturba a todos».

O Presidente do Conselho de Administração fez ainda questão de sublinhar, ao abrigo do protocolo entre o CHTS e a Ordem dos Psicólogos, «o início de quatro estágios profissionais para acesso à Ordem».

O Diretor do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, João Paulo, relembrou o tema deste ano, Dignidade na Saúde Mental, salientando a importância da «reflexão sobre o desfasamento entre uma sociedade que promove o sucesso fácil e imediato e a realidade que nada tem a ver com isso».

«Somos o segundo país da europa que mais consome psicofármacos, as pessoas estão determinantemente sós, e para se falar em dignidade na saúde mental, temos que falar também do estigma. Temos meio mundo a dizer que somos únicos e diferentes, e outra metade a querer ser igual», concluiu o psiquiatra.

A Diretora Clínica, Filipa Carneiro, sobre a posição de Portugal, continuou dizendo que «à nossa frente, no consumo psicofármacos, está só a Irlanda, sendo uma obrigação de todos promover a saúde mental na comunidade e fora das instituições».

O Enfermeiro Diretor, José Ribeiro, destacou «a reflexão que os dias mundiais promovem, servem para fazer um balanço sobre o que se tem feito». «Na área da saúde mental é essencial ver a pessoa em todo o seu valor, em todas as suas dimensões, e pensar em cuidados de proximidade e intervenção comunitária. O CHTS, nesta área especifica, tem que ter um papel de consultor perante os cuidados de saúde primários», afirmou.

À tarde, as comemorações continuam em Amarante, no Hospital de São Gonçalo, com a exposição #RevoluçãoPelaSaúdeMental, uma mostra de trabalhos realizados pelos utentes do Hospital de Dia de Psiquiatria, e, às 15 horas haverá uma aula de zumba.

Para saber mais, consulte:

CHTS > Notícias