Gama Pinto celebra 130.º aniversário: Instituto de Oftalmologia assinala a data no Dia Mundial da Visão

10/10/2019

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, presidiu esta quinta-feira, dia 10 de outubro 2019, data que assinala o Dia Mundial da Visão, à Cerimónia Comemorativa do 130.º aniversário do Instituto de Oftalmologia Dr. Gama (Gama Pinto).

No âmbito da cerimónia que, decorreu no Auditório Sousa Aguiar, do Instituto Gama Pinto, foi assinado um protocolo entre o  Instituto, representado pela Presidente do Conselho Diretivo, Erica de Cardoso, e o Museu da Saúde, integrado no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), representado pelo Presidente, Fernando Almeida.

Na ocasião, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde agradeceu a presença Dra. Manuela Eanes, pelo apoio que tem dado ao instituto, sublinhando os novos desafios para o futuro, «devemos preservar a memória deste instituto e referir que é referência em algumas áreas na área da oftalmologia».

«Não podemos limitar as questões da quantidade, precisamos de tentar ser os melhores naquilo que fazemos», frisou o governante, acrescentando que «isso dos desafios e tentar ser centro de referência nas áreas que são possíveis desenvolver».

«Muitos parabéns à equipa por aceitarem os desafios para futuro», concluiu Francisco Ramos.

O Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto é o único Instituto de Oftalmologia público existente no país e a sua criação remonta ao século XIX, nos reinados de D. Luiz e D. Carlos I.

A Missão do Gama Pinto é prestar serviços de saúde de qualidade no âmbito da Oftalmologia, constituindo-se como uma referência técnica e científica nos cuidados que proporciona e nos campos da formação e da investigação. Com um serviço de excelência nestes domínios, o Instituto cumpre todas as orientações do Programa Nacional para a Saúde da Visão.

O Museu da Saúde é gerido e promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge no âmbito das suas competências na área da formação e difusão da cultura científica, na área das ciências da saúde e do medicamento, e na conservação do património histórico da saúde. Especificamente, o Museu cataloga, preserva e expõe espólios no âmbito da saúde e organiza exposições temporárias, potenciando o estatuto assumido pelo INSA, em inúmeras atividades desenvolvidas no cumprimento das suas atribuições.

Visite: