XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública

imagem do post do XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública

10-10-2019

A Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública (APPSP), da qual o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge é membro fundador, promove, dia 29 de outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o seu XXV Encontro Nacional. A edição deste ano, em que se assinalam 25 anos de encontros APPSP, é subordinada ao tema “Comunicação e Saúde”.

“Comunicar saúde com as pessoas”, “Novos instrumentos e estratégias para a comunicação em saúde” e “Projetos inovadores e testemunhos” são alguns dos temas que fazem parte do programa do evento, que inclui ainda uma conferência intitulada “Comunicar saúde na era das fake news”. A participação no XXV Encontro Nacional da APPSP é gratuita, mas carece de inscrição prévia através do preenchimento do seguinte formulário.

A comunicação em saúde entre os profissionais e utentes é uma das áreas de maior relevância no processo de informação e decisão das pessoas e da comunidade no sentido de promoverem a sua própria saúde. Comunicar saúde é um enorme desafio, devido ao complexo comportamento humano, às constantes evoluções a nível dos canais de comunicação existentes na sociedade e da desinformação que habitualmente é divulgada nos meios de comunicação social ou redes sociais.

O Instituto Ricardo Jorge esteve desde a sua fundação (1984) ligado à APPSP, através da participação no processo da sua constituição, do acolhimento da sua primeira sede no Instituto e da participação de diversos profissionais do Instituto nos seus órgãos sociais. Atualmente esta ligação mantém-se íntegra, já que da Direção da Associação faz parte um elemento designado pelo Instituto Ricardo Jorge, o Instituto é membro associado da APPSP e apoia as suas iniciativas.