CHMT: Novos especialistas em Nefrologia contrariam «preconceito» e escolhem o CHMT

11/10/2019

O Centro Hospitalar Médio Tejo (CHMT) divulga que Rachele Escoli é recém-especialista em Nefrologia. No exame final da especialidade teve 19,80 valores, a segunda melhor nota a nível nacional. No final da especialidade quis continuar no CHMT. Ivan Andrade Luz está no último ano do internato médico também em Nefrologia e, tal como a sua colega Rachele, quer ficar no centro hospitalar.

Estes novos especialistas representam um novo paradigma para o centro hospitalar, contrariando o preconceito, os seus resultados demonstram a boa formação que se faz, também, fora dos grandes centros urbanos.

«Os resultados chegaram com muito trabalho, empenho e dedicação. Às vezes pode-se pensar que os hospitais fora dos grandes centros urbanos são mais limitativos em termos curriculares, mas não é assim. Sempre primei pelo contrário, comecei desde logo a escrever artigos, a ir a congressos, trabalhei sempre a pensar no futuro», salienta Rachele Escoli, recém-especialista em Nefrologia.

O Serviço de Nefrologia do CHMT é também conhecido pela coesão do grupo de trabalho, e Rachele Escoli confirma: «trabalhamos juntos mas também somos amigos. Ganhei aqui amigos, tenho um grupo com quem passo férias, fazemos fins-de-semana juntos. Isso é muito bom e contribui também para a minha felicidade. Estou muito feliz aqui», sublinha.

Ivan Andrade Luz está no último ano do internato da Especialidade de Nefrologia e foi a proximidade com a família que o fez escolher o Centro Hospitalar do Médio Tejo.

Para Ivan Luz são várias as vantagens de fazer formação numa instituição com as caraterísticas do CHMT. «Como somos menos em formação conseguimos fazer mais intervenções. E como temos uma Diretora muito proativa, conseguimos fazer muitos procedimentos. O nosso grau de preparação na prática clínica é muito bom. Desde cedo começamos a ter responsabilidade com a nossa consulta, deixamos de ter um papel passivo muito rapidamente», afirma o jovem médico.

A Diretora do Serviço de Nefrologia, Ana Vila Lobos, testemunha «com alegria e orgulho a alteração do paradigma deste Serviço. Nos 2 anos transatos as jovens especialistas que tinham feito a sua formação específica de Nefrologia no CHMT, graças às boas notas obtidas no exame final, optaram por integrar um serviço de nefrologia num hospital central.

Em contrapartida uma jovem,  Tânia Santos, que fez a sua formação no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra e podia, se quisesse, lá ficar escolheu o serviço de Nefrologia do CHMT.

Com a  Rachele Escoli essa mudança, na opção dos internos formados no serviço de nefrologia do CHMT tornou-se óbvia. A jovem assistente hospitalar teve uma prestação a todos os títulos brilhante no exame da especialidade ficando em 2.º lugar nacional a 0,01 da colega que alcançou o primeiro lugar. O Serviço de Nefrologia do CHMT é hoje reconhecido pelos seus pares como um serviço pujante e com um grande futuro graças à excelência dos seus jovens médicos.»

Para o Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Médio Tejo, Carlos Andrade Costa, «o CHMT é uma instituição hospitalar com um enorme potencial clínico e competência técnica, além de os profissionais serem os primeiros a reconhecer a credibilidade dos projetos de gestão das instituições. E, após a conclusão dos respetivos internatos, ao optarem por permanecer no CHMT, traduzem a sua vontade de participarem no futuro desta casa, querendo assim fazer parte desse mesmo futuro».

Para saber mais, consulte:

CHMT > Notícias