CHUC debate doenças cardiovasculares: diretrizes europeias sobre diagnóstico e tratamento em análise

15/10/2019

O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e a Associação de Solidariedade Social em Cardiologia vão realizar, nos dias 18 e 19 de outubro, a reunião «What’s New in ESC (European Society of Cardiology) Guidelines», no auditório da Fundação Bissaya Barreto, que se vai debruçar sobre as grandes novidades das diretivas europeias publicadas em 2019.

Apesar de assistirmos, nas últimas décadas, a uma redução significativa da mortalidade por doenças cardiovasculares, elas continuam a ser a principal causa de morte em Portugal. Para se continuar a reduzir esta mortalidade é fundamental conhecer a evidência científica mais recente e aplicá-la na prática clínica diária.

Para atingir estes objetivos, vão reunir-se, em Coimbra, durante dois dias peritos nacionais e internacionais, na presença de uma audiência multidisciplinar, juntando todos aqueles que pretendem estar atualizados sobre as grandes novidades das diretrizes de 2019 da Sociedade Europeia de Cardiologia, envolvendo, além da Cardiologia, a Cardiologia Pediátrica, a Cirurgia Cardíaca, a Medicina Interna, a Neurologia, a Endocrinologia, a Medicina Geral e Familiar, entre outras especialidades.

As diretrizes da ESC são documentos fundamentais para a prática de uma Cardiologia de excelência, uma vez que são produzidos com base na melhor evidência científica disponível, permitindo assim a quem as segue, resultados otimizados para os seus doentes.  As diretrizes que vão ser apresentadas e discutidas foram publicadas há cerca de um mês e meio, permitindo assim um período prévio adequado de análise e reflexão sobre o seu conteúdo.

Este ano as diretrizes produzidas dedicam-se à Diabetes e Pré-Diabetes, às Dislipidemias, às Taquicardias Supraventriculares, à Tromboembolia Pulmonar e às Síndromas Coronárias Crónicas. As grandes novidades de cada uma das diretrizes serão apresentadas por peritos internacionais responsáveis pela sua redação.

Nesta reunião contaremos ainda com duas lições ministradas por Bernard Gersh, da Clínica Mayo, e por Guenter Breithard, da Universidade de Munster, cardiologistas de renome mundial, ambos doutorados honoris causa pela Universidade de Coimbra.

Para saber mais, consulte:

CHUC > Congressos/Jornadas