Resposta a situações de catástrofe: ULS Matosinhos promove formação entre 18 a 20 de outubro

15/10/2019

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Matosinhos vai promover, nas suas instalações, o Curso «Medical Response to Major Incidents» (MRMI), entre 18 e 20 de outubro.

Tendo por base um cenário de catástrofe simulando um atentado terrorista a acontecer no concelho de Matosinhos, o curso MIRM vai pôr à prova a resposta e capacidade de reação das várias organizações e estruturas com a responsabilidade de intervir, desde as forças policiais à resposta hospitalar.

Nesse sentido, este curso dirige-se a profissionais de diferentes áreas – Proteção Civil, Saúde e Segurança – como bombeiros, técnicos da proteção civil, polícias, seguranças, militares, médicos, enfermeiros, psicólogos, sociólogos, assessores de comunicação, jornalistas e gestores.

Original da Suécia, o curso é o único com certificação diferenciada na área da emergência e catástrofe internacional pela European Society for Trauma and Emergency Surgery, tendo por base um modelo de simulação avançado capaz de treinar toda a cadeia de comando num cenário de acidente, bem como a capacidade da resposta hospitalar num contexto de emergência com multivítimas.

Em Portugal, o curso MRMI é da responsabilidade do Madeira International Disaster Training Centre, que tem por objetivo promover a formação na área da emergência, trauma e catástrofe ao nível nacional e internacional.

Para saber mais, consulte: