Fórum de Investigação em Saúde 2019: continuam abertas as inscrições

imagem do post do Fórum de Investigação em Saúde 2019: continuam abertas as inscrições

17-10-2019

Continuam abertas, até dia 24 de outubro, as inscrições para o “Fórum de Investigação em Saúde: Uma convergência de prioridades”, que terá lugar, dia 31 de outubro, no auditório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em Lisboa. O evento visa dar a conhecer a investigação e desenvolvimento (I&D) em Saúde realizada em Portugal por investigadores portugueses, assim como identificar lacunas de conhecimento, fazendo convergir as prioridades em Saúde com as prioridades da Investigação em Saúde.

Organizado no âmbito do 120º aniversário do Instituto Ricardo Jorge, o “Fórum de Investigação em Saúde: Uma convergência de prioridades” proporcionará o debate em torno de quatro temas prioritários: promoção da alimentação saudável, controlo do tabagismo, doenças raras e doenças infeciosas. Os interessados em participar podem efetuar a sua inscrição através do preenchimento do seguinte formulário.

programa do evento inclui ainda uma sessão sobre a Agenda de I&D em Saúde e o seu financiamento. A Agenda de I&I sobre Saúde, Investigação Clínica e de Translação visa identificar prioridades nas áreas da investigação e inovação em Saúde, em Portugal, considerando cinco dimensões de reflexão em torno das quais se procura chegar a desafios e linhas de investigação e de inovação relevantes para o país numa perspetiva de médio e longo prazo (2030).

A Agenda, que se encontra em fase de finalização, consubstancia os contributos de um grupo diversificado de atores nacionais, provenientes da academia, centros de investigação, empresas e entidades públicas, num amplo processo de diálogo, com coordenação global da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O documento reflete a visão harmonizada do grupo de peritos e relatores, peritos coordenadores e da própria equipa da FCT, sendo que adicionalmente foram considerados contributos da sociedade civil.