120 anos da Peste Bubónica: INSA recorda peste bubónica com palestra e visitas, no Porto

18/10/2019

O Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) assinala hoje e sábado, 18 e 19 de outubro, no Porto, os seus 120 anos e os do surgimento da peste bubónica na cidade com palestras e visitas, nomeadamente a um hospital de arquitetura anticontágio.

O evento visa ainda evocar o médico Ricardo Jorge, um «fazedor, homem de ação» e «amigo da verdade», incapaz de ocultar os perigos da maleita contagiosa inconveniente para as transações comerciais portuenses, que, para não lhe “darem cabo do toutiço”, se exila em Lisboa onde acaba por dirigir o Instituto Central de Higiene, atual INSA Ricardo Jorge.

A sessão 120 Anos da Peste Bubónica começa na sexta-feira às 9h30, na Casa do Infante, onde pelas 11h45, Jürg Utzinger, Diretor do Instituto de Saúde Tropical e Público Suíço, lança pistas sobre qual a «praga de hoje».

Antes disso, a conferência conta com a participação de Helena Rebelo de Andrade, do INSA e Museu da Saúde, Bernardino de Castro, do Centro Português de Fotografia, Rui Sarmento e Castro, do Departamento de Medicina e Serviço de Doenças Infecciosas do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP) e José Manuel Correia da Costa, da Unidade de Investigação e Desenvolvimento do Departamento de Doenças Infecciosas do INSA.

«Percursos da peste» foram organizados dois: um na sexta-feira, às 15h30, para lembrar que, a 4 de julho de 1899, Ricardo Jorge foi alertado, através de um bilhete de um negociante da Rua de S. João, para uns estranhos falecimentos na rua da Fonte Taurina.

No segundo passeio, às 10 horas de sábado, os participantes são convidados a conhecerem o Museu do Hospital de Santo António e o Hospital de Nosso Senhor do Bonfim, o popular Goelas de Pau, entretanto Joaquim Urbano, criado 15 anos antes para receber e isolar os doentes durante uma epidemia de cólera.

Foi para aqui que, em 1899, foram levados os empestados da rua da Fonte Taurina, e de outros locais das freguesias da Sé, S. Nicolau e Miragaia, no centro histórico do Porto.

Visite:

Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge – http://www.insa.min-saude.pt/