Nomeação da Diretora de Serviços de Monitorização e Informação – SICAD


«Despacho n.º 9554/2019

Sumário: Nomeação, em comissão de serviço, pelo período de três anos, renováveis por iguais períodos, para o cargo de diretora de serviços de Monitorização e Informação, a mestre Alcina Marina de Assunção Correia Branco Ló.

Nos termos dos números 9, 10 e 11 do artigo 21.º da Lei n.º 2/2004, de 15 de janeiro, na versão revista e atualmente em vigor, nomeio, em comissão de serviço, pelo período de três anos, renováveis por iguais períodos, para o cargo de Diretora de Serviços de Monitorização e Informação, a Mestre Alcina Marina de Assunção Correia Branco Ló.

A nomeada reúne os requisitos legais de provimento constantes no n.º 1 do artigo 20.º da referida Lei n.º 2/2004, tendo revelado uma motivação elevada para o exercício do cargo, uma total identificação com a missão, visão e valores do SICAD e muito elevados conhecimentos ao nível dos instrumentos de gestão, demonstrou igualmente uma muito elevada capacidade de liderança e dinamização de equipas, bem como de focalização na orientação para os resultados e responsabilidade e compromisso com o serviço, juntando-se em anexo sinopse curricular.

4 de outubro de 2019. – O Diretor-Geral, João Castel-Branco Goulão.

Sinopse curricular

Nome: Alcina Marina de Assunção Correia Branco Ló.

Data de nascimento: 18 de janeiro de 1966.

Mestre em Sociologia do Trabalho, das Organizações e do Emprego. Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho (1988/93). Terapeuta Familiar.

Experiência Profissional em cargos de direção e coordenação:

Desde setembro de 2017 exerce funções de Diretora da Direção de Serviços de Monitorização e Informação no SICAD, nomeada em regime de substituição; Coordenação de Equipa Multidisciplinar de Planeamento Estratégico e Coordenação Operacional, com reporte direto à direção do SICAD com responsabilidades no Planeamento Estratégico e Monitorização, na Formação na área dos comportamentos aditivos e dependências e na Coordenação Nacional da Dissuasão (2012/2016); Chefe de Divisão do Núcleo de Reinserção do Departamento de Tratamento e Reinserção (2007/2012), tendo como missão acompanhar, supervisionar e coordenar a nível nacional as atividades da área de missão da Reinserção do IDT, I. P.; Chefe de Divisão do Núcleo de Apoio Técnico do Departamento de Apoio às Comissões para a Dissuasão da Toxicodependência (2004/2007), com responsabilidades de acompanhamento, supervisão e coordenação do dispositivo da Dissuasão.

Em 1988 iniciou o percurso profissional na área dos comportamentos aditivos e dependências, tendo assumido, entre outras, responsabilidades de coordenação de programas de prevenção dirigidos a crianças e jovens, como assessora do Alto Comissário para o Projeto Vida. Ainda em regime de requisição integrou o Departamento de Proteção Social da Cidadania do ISSS, assumindo responsabilidades na área da toxicodependência, SIDA e Sem-Abrigo.

Formação Profissional:

Destaca-se o curso FORGEP, INA, 2011. É formadora certificada.

No que respeita a publicações destaca-se:

IDT, “Contextos de Trabalho e Processos de Integração de Toxicodependentes”, 2007, Coleção Estudos Instituto da Droga e da Toxicodependência, n.º 3, 141 p.»