Instituto Ricardo Jorge acolheu conferência internacional da rede ibero-americana ValSe-Food

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge acolhe conferência internacional da rede ibero-americana ValSe-Food

25-10-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge acolheu, nos dias 21 e 22 de outubro, nas suas instalações em Lisboa, a II conferência internacional da rede ibero-americana ValSe-Food. Financiada pelo Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento, esta rede temática é constituída por mais de 25 instituições e entidades de 12 países, entre as quais o Instituto Ricardo Jorge.

Aspetos relacionados com a nutrição, resistência às alterações climáticas e aceitação por parte dos consumidor de novos alimentos cujos ingredientes são sementes ibero-americanas foram alguns dos temas debatidos na reunião, que contou com a presença de trinta participantes membros de Universidades e Associações do Sistema Técnico Cientifico com interesse na promoção e valorização das culturas oriundas da América do Sul com uma elevada densidade nutricional e que integram as organizações do consórcio.

A rede IA ValSe-Food (Iberoamerican Valuable Seeds) visa aprofundar o conhecimento dos pseudocereais, bem como de outros grupos de alimentos ricos em fibra dietética e compostos fenólicos e de alto valor proteico que podem, no futuro próximo, ser uma boa base da alimentação assente em proteínas de origem vegetal. A rede vem ao encontro das preocupações da sustentabilidade alimentar procurando através da complementaridade das equipas de profissionais oriundos dos diferentes países valorizar espécies agrícolas pouco difundidas, mas que os estudos de caracterização nutricional apontam como muito promissoras.

O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Alimento e Nutrição (DAN), é o parceiro português na rede ValSe-Food, tendo como responsabilidades contribuir para os ganhos em saúde associados ao consumo das sementes comestíveis ibero-americanas em particular a quinoa, o amaranto e a chia. Estás atribuições resultam do trabalho de cooperação desenvolvido desde 2009 com alguns dos parceiros do ValSe-Food que participaram com o DAN em projetos anteriores.