Instituto Ricardo Jorge participou em exercício CELULEX

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge participa em exercício CELULEX

31-10-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através da sua Unidade de Resposta a Emergências e Biopreparação (UREB) do Departamento de Doenças Infeciosas, participou, entre os 14 e 18 de outubro, no exercício CELULEX, organizado pelo Exército Português. Trata-se de um exercício anual que tem como objetivo treinar as capacidades de resposta a incidentes de origem Biológica, Química ou Radiológica.

A UREB participou no cenário biológico realizado durante o exercício. Esta Unidade do Instituto Ricardo Jorge é o laboratório de primeira linha responsável pela resposta a eventos biológicos que constituam uma ameaça para a Saúde Humana, independentemente da sua origem, incluindo em caso de ato de bioterrorismo, tal como está descrito na Diretiva Operacional Nacional de intervenção em situações de origem Nuclear, Radiológica, Biológica e Química (NRBQ).

Além de coordenar a resposta laboratorial especializada, rápida e integrada em situações de casos e surtos e que possam constituir um risco para a Saúde Pública, a UREB realiza também desde há vários anos formações na área da Biossegurança e Transporte de Substâncias Infeciosas tanto a nível nacional como em países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Dispõe atualmente de diagnóstico laboratorial para mais de vinte agentes infeciosos, entre bactérias, vírus hemorrágicos, orthopoxvirus e toxinas.

O exercício CELULEX, que decorreu em Lisboa e Mafra, contou participação de várias outras entidades nacionais envolvidas em procedimentos operacionais necessários para intervir em situações de NRBQ, tais  como o Instituto Nacional de Emergência Médica, a Direção-Geral da Saúde, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a Agência Portuguesa do Ambiente e o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da Guarda Nacional Republicana, entre outros.