Workshop: a nanotoxicologia no contexto da avaliação da segurança de nanomateriais

imagem do post do A nanotoxicologia no contexto da avaliação da segurança de nanomateriais

31-10-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Genética Humana, promove, dia 25 de novembro, nas suas instalações em Lisboa, o workshop “A nanotoxicologia no contexto da avaliação da segurança de nanomateriais”. A iniciativa visa estimular sinergias entre projetos nacionais sobre a segurança de nanomateriais e as nanotecnologias, abordando aspetos relacionados com a síntese e aplicação de nanomateriais, bem como a sua potencial toxicidade, particularmente ao nível do genoma humano.

A avaliação de risco dos nanomateriais e sua aplicação em termos de avaliação e de gestão do risco são também temas a debater durante o workshop, que tem como destinatários investigadores das áreas da síntese e aplicação de nanomateriais, da nanotoxicologia, das áreas da saúde e ambiente, assim como profissionais dos setores industrial e regulamentar e cidadãos com interesse em nanotecnologias, nanotoxicologia, saúde ambiental e ocupacional.

Os interessados em participar neste evento, que se enquadra nos projetos ToxApp4NanoCELFI e INGESTnano, financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, deverão efetuar a sua inscrição, até dia 15 de novembro, através do preenchimento do seguinte formulário. Para mais informações, consultar a plataforma de e-Learning do Instituto Ricardo Jorge.

A preocupação com os potenciais riscos para a saúde humana e para o ambiente decorrentes da exposição a nanomateriais em contexto ocupacional, ambiental ou através de produtos de consumo, tem vindo a aumentar, representando um desafio para as autoridades de saúde e ambiente, à escala mundial. Em particular, o impacto dos nanomateriais sobre o genoma humano (efeitos genotóxicos e epigenéticos) pode implicar riscos acrescidos de doenças crónicas, incluindo doenças oncológicas que se poderão manifestar apenas a longo prazo e cujo impacto ainda se desconhece.