Saúde Escolar | Mochila mágica: UCC Arraiolos promove sessões de educação postural na escola

02/12/2019

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Arraiolos tem vindo a desenvolver sessões, no âmbito do Programa Nacional de Saúde Escolar, com um enfoque especial no que respeita à saúde postural das crianças do concelho de Arraiolos.

De acordo com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, «sob um olhar muito atento relativamente a esta temática e considerando o impacto nefasto que a longo prazo a utilização das mochilas escolares desajustadamente e com excesso de peso tem na saúde dos mais jovens», a UCC realizou, mais um ano, sessões que promovem o aumento da literacia em saúde dos mais novos, em todas as turmas do primeiro ano de escolaridade do primeiro ciclo.

As sessões decorreram em dois momentos distintos. O primeiro, por ocasião da transição do jardim-de-infância para o primeiro ciclo, onde todos os encarregados de educação receberam um folheto informativo, com conteúdos orientadores para escolher adequadamente a mochila dos seus educandos, e os aspetos a ter em conta na sua utilização diária. O segundo, durante o mês de novembro, nos dias 13, 15, 20 e 22 de novembro, com todos os alunos em sala de aula, onde se realizam as pesagens dos alunos e das suas mochilas com a dinamização posterior de uma atividade de grupo.

Este ano a UCC contou a história da «Mochila Mágica», uma história que fala de uma mochila muito especial que ajuda os meninos a crescerem fortes e saudáveis, revela a Administração Regional de Saúde do Alentejo.

Para saber mais, consulte:

ARS Alentejo – Notícias