Ventosa | Inauguração Centro de Saúde: Obras vão permitir melhorar os trabalhos prestados aos 3.318 utentes

03/12/2019

A ministra da Saúde inaugurou hoje, dia 3 de dezembro, o centro de saúde de São Mamede da Ventosa, em Torres Vedras, que resultou de obras de remodelação no edifício da antiga sede da Junta de Freguesia. As obras de requalificação custaram 644 mil euros e foram financiadas em 543 mil euros pelo Programa Operacional Regional do Centro, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Este investimento vem “reduzir as desigualdades ao nível da capacidade assistencial dos cuidados primários de saúde” e promover a inclusão social, permitindo assim criar melhores condições para fixar médicos de família e constituir uma Unidade de Saúde Familiar, refere nota de imprensa.

Além disso, traz melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde e permite prestar melhores cuidados de saúde aos 3.318 utentes.

Nesta fase, a unidade funciona com dois médicos, dois enfermeiros e dois administrativos, tendo apenas uma centena de utentes sem médico de família, segundo dados do ACES Oeste Sul.

Após as obras, o centro de saúde passou a dispor de sala de espera com espaço infantil, espaço de atendimento e secretariado clínico, gabinete de consulta médica, gabinete de consulta de Saúde da Mulher/Planeamento Familiar, gabinete de enfermagem, salas de tratamentos, sala de movimento/fisioterapia, sala de reuniões, sala de direção, sala de pessoal, vestiários, arquivo, sala de apoio informático e depósitos de material e de resíduos.

Fonte: LUSA