Doenças lisossomais de sobrecarga: Hospital de Guimarães obteve a certificação de qualidade pela ACSA

12/12/2019

O Centro de Referência de doenças lisossomais de sobrecarga do Hospital Senhora da Oliveira – Guimarães (Hospital de Guimarães) obteve a certificação de qualidade pela Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucia (ACSA), reafirmando assim a sua excelência nesta área clínica a nível nacional e internacional.

Centro de Excelência desde 2013 e Centro de Referência nacional e europeu em doenças lisossomais de sobrecarga desde 2016, este centro integra a Rede Europeia de Referenciação de Doenças Hereditárias do Metabolismo (MetabERN), sendo um dos maiores centros de referência nesta área a nível europeu.

O modelo de certificação da ACSA baseia-se em padrões de qualidade nacionais e internacionais e enquadra-se na Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde, sendo o modelo preconizado pela Direção-Geral da Saúde e pela Comissão Europeia para a certificação da qualidade dos Centros de Referência.

O cumprimento de um elevado número de standards de qualidade, muito além da totalidade dos standards obrigatórios, valeram recentemente a este centro o reconhecimento, pela ACSA, da qualidade dos cuidados de saúde que presta aos doentes com estas doenças raras.

O Conselho de Administração do Hospital de Guimarães congratula-se por esta certificação de caráter nacional e internacional, agradecendo o empenho e dedicação de toda a equipa multidisciplinar do Centro de Referência de doenças lisossomais de sobrecarga e de todos os colaboradores da instituição envolvidos no processo de acreditação.

Para saber mais, consulte:

Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães > Notícias