Cobertura Universal de Saúde: implementado pela ONU, dia internacional assinalou-se a 12 de dezembro

13/12/2019

Assinalou-se esta quinta-feira, dia 12 de dezembro, o Dia Internacional da Cobertura Universal de Saúde, uma data implementada em 2017 pela Organização das Nações Unidas (ONU), através da Resolução 72/138.

A cobertura universal de saúde significa que todas as pessoas têm acesso aos serviços de saúde de que precisam, quando e onde precisam, sem dificuldades financeiras. Inclui toda a gama de serviços essenciais de saúde, da promoção da saúde à prevenção, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos.

Atualmente, pelo menos metade das pessoas no mundo não recebem os serviços de saúde de que precisam e cerca de 100 milhões de pessoas são levadas à extrema pobreza a cada ano, devido aos gastos diretos com saúde.

A cobertura universal de saúde, que faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que devem ser conseguidos até 2030, deve basear-se em cuidados de saúde primários fortes e centrados nas pessoas, não se focando apenas na prevenção e tratamento de doenças, mas visando também melhorar o bem-estar e a qualidade de vida.

Para saber mais, consulte: