Governo francês distingue projeto europeu que conta com participação do Instituto Ricardo Jorge

imagem do post do Governo francês distingue projeto europeu que conta com participação do Instituto Ricardo Jorge

13-12-2019

O projeto I-Move+ (Integrated Monitoring of Vaccines in Europe), no qual o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge participou, através dos seus departamentos de Epidemiologia (DEP) e de Doenças Infeciosas (DDI), em colaboração com médicos de medicina geral e familiar de Portugal continental e regiões autónomas, Rede Médicos-Sentinela, Centro Hospitalar de Lisboa Central e o Centro Hospitalar de Setúbal, foi distinguindo pelo Governo francês com o prémio “Stars of Europe”. Este projeto teve como objetivo monitorizar a efetividade e o impacto das vacinas antigripal e antipneumocócica em indivíduos com mais de 65 anos de idade.

O Instituto Ricardo Jorge participou no projeto, entre 2015 e 2018, com a implementação de estudos para obtenção das estimativas da efetividade da vacina antigripal sazonal em contexto dos Cuidados de Saúde Primários (EuroEVA) e obtenção das estimativas da efetividade da vacina antigripal sazonal, em casos graves de gripe (EVA Hospital). Foi também desenvolvido um estudo do impacte dos programas de vacinação antigripal e da vacinação antipneumocócica e realizado um estudo-piloto da efetividade da vacina antipneumocócica na população portuguesa com 65 e mais anos.

Criada em 2008, a rede europeia I-MOVE tem realizado estudos de efetividade de vacina contra a gripe no contexto de cuidados de saúde primários. Desde a sua génese, Portugal tem participado nesta rede, através do DEP e do DDI, com a implementação do projeto EuroEVA (Efetividade da Vacina Antigripal na Europa), que visa obter estimativas da efetividade da vacina antigripal sazonal e pandémica durante e após a época de gripe.

Dada a manifesta pertinência da temática, e considerando o grupo dos indivíduos com 65 e mais anos, o consórcio I-MOVE submeteu uma proposta ao programa Horizon2020, que foi selecionada para financiamento e que visou avaliar intervenções em saúde neste grupo populacional, nas épocas de gripe 2015-16, 2016-17 e 2017-18. Coordenado pela empresa Epiconcept, o I-Move+ teve como objetivo de monitorizar, nos cuidados de saúde primários e hospitalares, não só a efetividade mas também o impacto das vacinas antigripais e antipneumocócicas nesta população.

Esta iniciativa internacional congregou especialistas de vários países em representação de institutos de saúde pública e universidades, sendo o Instituto Ricardo Jorge uma das 26 entidades integrantes deste consórcio, a única portuguesa. Com um orçamento global de 7,4 milhões de euros, no âmbito do Horizonte 2020 – Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação, o IMOVE+ teve a duração de 36 meses.