Instituto Ricardo Jorge promoveu workshop sobre implementação da avaliação de impacto na saúde em Portugal

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge promove workshop sobre implementação da avaliação de impacto na saúde em Portugal

“Enabling the Implementation of Health Impact Assessment (HIA) in Portugal” foi o título do workshop promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis, dia 13 de dezembro, nas suas instalações em Lisboa. Além da apresentação de três estudos-piloto de HIA, a iniciativa teve como objetivo a divulgação de um roteiro para a implementação do HIA em Portugal e a organização de um Policy Dialogue para discutir os caminhos desta implementação.

A importância da HIA é reconhecida e vista como uma relevante ferramenta para apoiar e possibilitar a Saúde em todas as políticas, promover a colaboração intersectorial e facilitar a abordagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Neste sentido, é necessário desenvolver competências técnicas e estabelecer ao nível nacional um roteiro sólido para a sua implementação e institucionalização.

O INSA tem vindo a desenvolver, no âmbito do Biennial Collaborative Agreemententre a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde de Portugal, um programa de treino de competências que visa apoiar os profissionais a dominar as ferramentas e a obter conhecimentos técnicos relevantes nesta matéria. Foi assim que, na sequência de um anterior workshop que decorreu em novembro de 2017, se deu início a três estudos piloto que envolveram várias instituições da saúde e de outos sectores, coordenados pelo INSA, pela Direção-Geral da Saúde e pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

Vários Estados-membros da Região Europeia da OMS já estabeleceram obrigações legais para a institucionalização do HIA, mas na maioria dos países, os HIA são realizados voluntariamente. No entanto, as avaliações ambientais, como Avaliações de Impacto Ambiental (AIA) e Avaliações Ambientais Estratégicas (AAE), são realizadas com base em regulamentos legais, sendo importante ressaltar que a nova Diretiva (2014/52/UE) inclui explicitamente “população e saúde humana” na lista de tópicos a serem considerados numa AIA, pelo que as autoridades de saúde pública precisam de estar preparadas não apenas para avaliar os impactos de políticas, planos, programas e projetos do setor de saúde, mas também para se envolver em avaliações ambientais.