Aposta na transição digital: «Inteligência Artificial e Robótica – Transição Digital na Saúde»

20/12/2019

A Secretária de Estado Adjunta e da Saúde (SEAS), Jamila Madeira, esteve, hoje, no PT Meeting Center, no Parque das Nações, na sessão oficial “Inteligência Artificial e Robótica – Transição Digital na Saúde”, organizada pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Na sua intervenção, Jamila Madeira reiterou a aposta na transição digital que, de resto, está bem patente no Programa do XXII Governo Constitucional. Concordando que a transição digital é imperativa e determinante para a qualidade do futuro, há que juntar à mesma mesa, não só na Saúde, mas, sobretudo na Saúde, setor público e setor empresarial; sentar à mesma mesa, entre outras, disciplinas como sociologia, psicologia, robótica, sistemas, economia, gestão, comunicação e as várias disciplinas da saúde. Porque é claro que este admirável mundo novo que a tecnologia nos oferece, nos obriga também a ser muitíssimo mais colaborativos e responsáveis uns pelos outros”, disse a SEAS.

«A área da saúde tem sido pródiga em matéria de inovação e desenvolvimento», sublinhou .

Jamila Madeira lembrou ainda que a área da saúde tem sido pródiga em matéria de inovação e desenvolvimento (I&D), e que tem, portanto, contribuído de forma significativa para que a despesa total em I&D tenha atingido 1.37% do PIB, em 2018. Mostrou particular orgulho nos avanços tecnológicos já adotados pelo SNS, tais como a prescrição eletrónica, a desmaterialização dos óbitos, e o Portal do Serviço Nacional de Saúde.

Considerando que o caminho se faz andando e que cada passo é uma conquista, a SEAS afirmou serem ambiciosas as metas fixadas pelo Governo, mas disse estar convicta de que serão alcançadas. De entre elas, destacou a promoção, o uso e implementação de meios de diagnóstico e terapêutica tecnologicamente avançados, que possibilitem o tratamento de diferentes tipologias de doença; o estímulo à utilização de Big Data, no SNS, como forma de prevenir problemas de saúde e estabelecer diagnósticos mais precisos, e o investimento na qualificação da gestão dos serviços de saúde, que promovam, entre outras, a necessária e desejável sustentabilidade dos sistemas e o fortalecimento do SNS.

Jamila Madeira terminou a sua intervenção, garantindo que o Ministério da Saúde apoiará todos os projetos que contribuírem para um Serviço Nacional de Saúde mais robusto, mais inclusivo, mais e melhor capacitado e, naturalmente, mais sustentável.