Instituto Ricardo Jorge assinala 120.º aniversário

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge assinala 120.º aniversário

20-12-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) assinalou, dia 17 de setembro, o seu 120.º aniversário, com um conjunto de iniciativas que tiveram lugar no seu edifício-sede em Lisboa. O programa das comemorações, que contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, teve como ponto alto a Conferência-debate “O papel dos Institutos Nacionais de Saúde na Promoção da Saúde”.

Proferida por Félix Rosenberg, diretor do Fórum Itaboraí: Política, ciência e cultura na saúde (Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz), a conferência-debate contou com um painel de discussão, constituído por Graça Freitas (Diretora-Geral da Saúde), Henrique Barros (Presidente do Conselho Nacional de Saúde), José Robalo (Presidente da ARS do Alentejo) e João Pedro Pimentel (Delegado de Saúde Regional ARS do Centro). Este painel de discussão foi moderado Cristina Abreu Santos, vogal do Conselho Diretivo do Instituto Ricardo Jorge.

No discurso de abertura da sessão solene, Fernando de Almeida, presidente do Instituto Ricardo Jorge, sublinhou a importância de “preparar o INSA para novos desafios, promovendo uma cultura de abertura e pluralidade, recriando a sua especialização por forma a contribuir mais para a melhoria da situação da saúde em Portugal”. “Precisamos de exaltar o pensamento crítico e científico, um pensamento sério, ético e mesmo filosófico. Um pensamento que ajude a construir, a descobrir, a combater a mediania, a lutar pela evidência”, realçou.

Fernando de Almeida destacou também a posição privilegiada do INSA para se “articular, ainda mais e melhor, com o SNS e com as estruturas regionais de saúde”. “Aqui, será de mais-valia sermos parte da articulação: INSA – DGS/ARS – estruturas regionais de saúde – população. Temos que nos tornar mais próximos e visíveis para as pessoas”, acrescentou o dirigente máximo da instituição, referindo ainda que o INSA “enfrenta mais um novo desafio, de renovação e reposicionamento na sociedade portuguesa e de investimento no reforço do seu papel a nível internacional”.

“Um desafio consubstanciado na oportunidade de uma reflexão mais atenta e apropriada sobre a sua organização e utilização mais efetiva dos seus recursos e capacidades, por parte das estruturas do Ministério da Saúde, sobretudo, dos serviços de saúde pública nacionais, regionais e locais, no âmbito da nova ambição para a saúde pública, e à qual, também, o INSA tem ajudado a delinear”, afirmou Fernando Almeida, fazendo votos de que o “INSA, revigorado, possa contribuir, ainda com maior eficiência, efetividade e de forma justa, para a saúde dos portugueses e para o progresso científico e tecnológico nacional e internacional”.

O programa das comemorações incluiu também a inauguração da exposição “Do passado ao futuro: Genética”, promovida pelo Departamento de Genética Humana, a realização de uma sessão solene de homenagem a colaboradores do Instituto Ricardo Jorge com 30 anos de serviço e uma atuação do músico e flautista Rão Kyao, bisneto de Ricardo Jorge. Houve ainda lugar para a exibição de um vídeo sobre o Instituto Ricardo Jorge.