Investigadores do Instituto Ricardo Jorge premiados pelo programa IACOBUS

imagem do post do Investigadores do Instituto Ricardo Jorge premiados pelo programa IACOBUS

20-12-2019

João Paulo Teixeira e Carla Costa, investigadores na Unidade de Investigação e Desenvolvimento do Departamento de Saúde Ambiental (DSA) do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge no Porto, foram premiados na 1ª edição do Programa IACOBUS – Publicações Científicas (Papers). A distinção foi atribuída a dois dos seus recentes trabalhos de investigação e desenvolvimento na área da nanotoxicologia publicados nas revistas “Toxicology” e “Food and Chemical Toxicology”.

Os dois trabalhos premiados resultam de uma cooperação com mais de uma década em atividades de investigação e divulgação científica entre o DSA-Porto e os investigadores Blanca Laffon e Eduardo Pássaro do Departamento de Psicobiologia da Universidade da Corunha (Espanha). De acordo com os investigadores portugueses, “este reconhecimento fortalece as relações de colaboração entre as instituições científicas e motiva o compromisso de transformar os desafios em oportunidades”.

Os dois artigos distinguidos pelo Programa IACOBUS, intitulados “Toxicological assessment of silica-coated iron oxide nanoparticles in human astrocytes” e “Neurotoxicity assessment of oleic acid-coated iron oxide nanoparticles in SH-SY5Y cells“, focam-se na avaliação in vitro das propriedades citotóxicas e genotóxicas de nanopartículas de óxido de ferro com diferentes revestimentos (sílica e ácido oleico) em linhas celulares do sistema nervoso humano (neuronais e astrócitos). Os resultados obtidos mostraram que estas nanopartículas podem induzir morte celular e alterar o ciclo celular.

A avaliação dos seus possíveis efeitos no material genético mostrou que apenas as nanopartículas revestidas a ácido oleico podem induzir quebras duplas e alterar os processos de reparação do ADN em células de neuroblastoma. Os autores consideram que este trabalho contribui para o conhecimento das possíveis propriedades neurotóxicas destes materiais ainda que seja necessário clarificar a possível influência do stress oxidativo nestes dados.

Programa IACOBUS é um programa de cooperação cultural, científica e pedagógica que tem como objetivo fomentar a cooperação e o intercâmbio entre as Universidades e outras instituições de Ensino Superior da Euro-região Galiza-Norte de Portugal. O IACOBUS – Publicações científicas visa fomentar a cooperação transfronteiriça em atividades de investigação e divulgação científica, através de ajudas económicas à publicação de artigos científicos e de investigação.