«Melhorar e qualificar o acesso dos utentes aos cuidados de saúde» é o grande desafio do SNS

20/12/2019

A Ministra da Saúde, Marta Temido , reuniu esta semana, em Lisboa, com os dirigentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), para debater os desafios que se colocam ao SNS no próximo ano.

Na ocasião, a Ministra destacou, entre os vários desafios que se colocam para o próximo ano passa,  «melhorar e qualificar o acesso dos utentes aos cuidados de saúde».

Esta reunião de dirigentes decorreu nas instalações do Infarmed e contou também com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, e do Secretário de Estado da Saúde, António Sales.

Na sessão foram apresentados diversos temas. Dedicada ao tema «Prioridade às pessoas», a primeira parte contou com as intervenções sobre «Novos modelos de prestação de cuidados», «Saúde Mental» e «Cuidados Paliativos».

Na segunda parte foram debatidos os desafios do SNS para 2020, com temas como os «Termos de referência para a contratualização» e, ainda, o «Orçamento do Programa Orçamental da Saúde».

Durante a reunião, a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, apresentou ainda as principais linhas do Plano Nacional de Saúde 2021-2030.

Para saber mais, consulte as apresentações:

SNS + Proximidade

Saúde Mental

Termos de Referência para a contratualização

Orçamento do programa orçamental da saúde

Plano Nacional de Saúde