Departamento de Saúde Ambiental assinala 120 anos do Instituto Ricardo Jorge com sessões de divulgação e formação

imagem do post do Departamento de Saúde Ambiental assinala 120 anos do Instituto Ricardo Jorge com sessões de divulgação e formação

27-12-2019

O Departamento de Saúde Ambiental (DSA) assinalou o 120.º aniversário do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) dinamizando um conjunto de sessões de divulgação e formação sobre Saúde Ambiental, dirigidas a alunos do 3.º Ciclo e Secundário. As ações, que tiveram lugar na Escola Secundária do Lumiar e Escola Secundária Virgílio Ferreira, em Lisboa, contaram com a participação de cerca de 500 alunos e 20 professores de diferentes disciplinas.

Com componentes teórica, prática e lúdica, as sessões promovidas pelo DSA permitiram trabalhar os temas “Atulhados em Plástico”, “Parasitas, Monstros dentro de nós”, “Os Riscos andam no Ar” e “A Segunda vida da Água”. Na atividade estiveram envolvidos colaboradores das três unidades do DSA (Água e Solo; Ar e Saúde Ocupacional; Investigação e Desenvolvimento), que partilharam com alunos e professores conhecimento, projetos e experiência desenvolvida no INSA.

Ao longo das várias ações, que decorreram entre os dias 9 e 13 de dezembro e foram sempre muito participadas, os alunos tiveram a oportunidade de experimentar equipamentos, efetuar observações ao microscópio e realizar colheitas de ar e de água. No final de cada sessão, os estudantes eram também desafiados a deixarem o seu testemunho sobre a importância da área em que tinham acabado de participar.

O DSA desenvolve atividades de estudo do impacto dos determinantes ambientais e ocupacionais na saúde e qualidade de vida das populações, numa abordagem preventiva relativamente à exposição a fatores de risco de origem ambiental. A sua atuação visa fundamentalmente a obtenção de evidência científica de suporte à decisão técnica e política nas áreas da qualidade da água, nas vertentes química, microbiológica e biológica, da qualidade do ar interior e monitorização ambiental e biológica para avaliação de risco em saúde ocupacional.