Coronavírus: Atualização com resultados das análises aos dois casos suspeitos

Atualização de 05/02/2020 | 08:06 - Novo Coronavírus (2019-nCoV): Resultados das análises aos dois c

Comunicado da Diretora-Geral da Saúde com informação atualizada a 05/02/2020 | 08:06 – Novo Coronavírus (2019-nCoV): Resultados das análises aos dois casos suspeitos


Coronavírus

05/02/2020

Análises aos dois novos casos suspeitos deram negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informa, em comunicado, que o terceiro e quarto casos suspeitos de infeção por novo Coronavírus (2019-nCoV) em Portugal, que foram encaminhados terça-feira, 4 de fevereiro, para o Hospital Curry Cabral, foram negativos após realização de análises laboratoriais pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), com duas amostras biológicas negativas.

A DGS informa ainda que, de acordo com a informação disponibilizada em 4 de fevereiro pelo European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC), foram reportados, desde 31 de dezembro de 2019, um total de 20.626 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus e 427 óbitos.

O surto continua em investigação para melhor caracterização da situação, incluindo pesquisa ativa de casos e vigilância de contactos nos países que já reportaram casos.

Desde 23 de janeiro de 2020 e por decisão das Autoridades Chinesas foram cancelados todos os voos e transportes públicos na cidade de Wuhan, província de Hubei. Também noutras cidades vizinhas foram implementadas medidas semelhantes, tendo sido interrompida a circulação de transportes públicos e encerrados cinemas e outros espaços públicos com concentração de pessoas. A China implementou ainda medidas de rastreio de saúde para viajantes à saída do país nos aeroportos, portos e fronteiras terrestres.

A possibilidade de importação de casos para os países da União Europeia/Espaço Económico Europeu é moderada a elevada, mas com baixa probabilidade de transmissão secundária, desde que sejam cumpridas as práticas de prevenção e controlo de infeção relacionadas com um eventual caso importado.

A DGS reforça ainda as recomendações de saúde para viajantes:

  • Seguir as recomendações das autoridades de saúde do país;
  • Evitar contato próximo com pessoas com sinais e sintomas de infeções respiratórias agudas;
  • Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes;
  • Evitar contato com animais;
  • Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos; deitar o lenço de papel no lixo);
  • Lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir;
  • No regresso, os viajantes com história de viagem ou permanência nas áreas afetadas nos últimos 14 dias que apresentarem febre, tosse e eventual dificuldade respiratória, deverão evitar deslocar-se aos serviços de saúde e ligar para o SNS24 (808 24 24 24), seguindo as orientações dadas.

Para saber mais, consulte:

DGS > Comunicados