Hospital de Guimarães assinalou «Dia Mundial do Cancro», junto da comunidade escolar

05/02/2020

No âmbito do «Dia Mundial do Cancro», assinalado em 4 de fevereiro, o Serviço de Oncologia do Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães (Hospital de Guimarães), em articulação com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, promoveu várias iniciativas com o objetivo de consciencializar a sociedade para a importância do seu papel na luta contra esta doença.

Assim, o Serviço de Oncologia promoveu junto da comunidade escolar, uma ação de educação para a saúde, pretendendo sensibilizar os mais jovens para a promoção de hábitos de vida saudáveis, importantes na prevenção do aparecimento desta patologia, bem como para reforçar a importância da sua deteção precoce.

De acordo com o hospital, os alunos da Escola Secundária Francisco de Holanda, em Guimarães, tiveram oportunidade de abordar o tema, retirando as suas dúvidas e participando, também, numa atividade de sensibilização onde expressaram em diversos autocolantes o que sentem e o que pretendem fazer para lutar contra esta doença.

«Na prática, esta atividade teve como objetivo reforçar a importância de compromisso para a mudança de comportamentos, consciencializando cada um dos jovens do seu potencial papel para combater as doenças oncológicas em Portugal», destaca o Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães.

Dia Mundial de Luta contra o Cancro

Todos os anos, em 4 de fevereiro, a Organização Mundial da Saúde alia-se à União Internacional de controlo do Cancro (Union for International Cancer Control), a fim de desmistificar algumas das ideias pré-concebidas sobre o cancro e informar sobre factos reais da doença.

Em 2020 a data, que completa 20 anos, foi comemorada sob o tema #IAmAndIWill (#EuSoueEuVou), proposto pela entidade responsável pela definição das iniciativas desta efeméride, a União Internacional de controlo do Cancro, para os anos 2019 a 2021.

Enquadrada na Campanha Mundial do Cancro, a celebração do Dia Mundial baseia-se na Carta de Paris, aprovada em 4 de fevereiro de 2000, na Cimeira Mundial Contra o Cancro para o Novo Milénio.

A Carta apela à aliança entre investigadores, profissionais de saúde, doentes, governos e parceiros da indústria, no âmbito da prevenção e tratamento do cancro.

Para saber mais, consulte: