Introdução à realização e análise de estudos longitudinais: inscrições até 28 de fevereiro – INSA

imagem do post do Introdução à realização e análise de estudos longitudinais: inscrições até 28 de fevereiro

11-02-2020

Os interessados em participar no curso “Introdução à realização e análise de estudos longitudinais”, que terá lugar, nos dias 11 e 12 de março, nas instalações do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em Lisboa, deverão efetuar a sua inscrição até 28 de fevereiro. A iniciativa visa familiarizar os participantes com os principais desenhos de estudos longitudinais com medidas repetidas, os passos envolvidos e as condicionantes e limitações das análises estatísticas convencionais.

Organizado pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge, o programa do curso prevê também a apresentação das formas de preparação de dados mais comuns e os métodos de análise mais frequentemente utilizados, sendo dado relevo aos vários tipos de causalidade envolvidos. Para efetuar a sua inscrição no curso “Introdução à realização e análise de estudos longitudinais”, clique aqui.

A componente teórico-prática da ação formativa envolve a análise crítica de dois artigos científicos com diferentes formas de análise (modelos de estimação de equações generalizadas, modelos autorregressivos e curvas de crescimento latente). Não são necessários conhecimentos aprofundados de estatística, mas é desejável que os participantes estejam familiarizados com análises de regressão linear.

As novas formas de colheita de dados, devido ao refinamento das tecnologias informáticas, têm facilitado a realização de estudos observacionais longitudinais onde os dados são colhidos em vários momentos de observação. Porém, a realização deste tipo de estudos envolve problemas e dificuldades relacionadas com o desenho e análise pois, com frequência, tratam-se de dados correlacionados em que os mesmos indivíduos são analisados em relação às mesmas variáveis (medidas repetidas).