Dia Nacional do Doente Coronário: INEM encaminhou 676 doentes através da Via Verde Coronária

14/02/2020

Por ocasião do Dia Nacional do Doente Coronário, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) divulga o registo, em 2019, de 676 doentes com Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM) encaminhados através da Via Verde Coronária.

O INEM aproveita ainda a ocasião para recordar a importância de reconhecer os sintomas de um EAM e pedir de imediato ajuda através do Número Europeu de Emergência, 112.

Em 2019, o INEM registou 676 doentes com EAM encaminhados para a Via Verde Coronária.

Os distritos com maior número de doentes encaminhados pelo INEM através da Via Verde Coronária foram Porto (171) e Lisboa (145). No que concerne ao género, os doentes inseridos nesta Via Verde foram maioritariamente do sexo masculino, com 540 casos.

Em 74,11% dos casos decorreram menos de duas horas entre a identificação dos sinais e sintomas e o encaminhamento da vítima através desta Via Verde, enquanto que em 19,53% o processo foi efetuado entre as duas horas e as doze horas de evolução da sintomatologia e 1,63% dos casos dizem respeito a situações com mais de doze horas de evolução.

Para melhorar esta situação é essencial que os cidadãos conheçam os sinais e sintomas de alerta do EAM e saibam como utilizar o Número Europeu de Emergência – 112.
Dor no peito de início súbito, com ou sem irradiação ao membro superior esquerdo, costas ou mandíbula, suores frios intensos, acompanhados de náuseas e vómitos, são alguns dos sinais que podem indicar um EAM.

O reconhecimento precoce dos sinais e sintomas do EAM é fundamental e deve motivar o contacto imediato com o 112. Está demonstrado que o contacto com o 112 reduz o intervalo de tempo até ao início da avaliação, diagnóstico, terapêutica e agilização do transporte para a unidade hospitalar mais adequada, fundamentais para garantir o sucesso das medidas terapêuticas atuais.

O INEM encaminha as vítimas de EAM para os Hospitais adequados através desta Via Verde, permitindo um tratamento mais rápido e eficaz nas unidades de cuidados intensivos coronários ou salas de hemodinâmica. O encaminhamento dos doentes através desta Via Verde é feito com base em critérios clínicos específicos, visando o rápido tratamento de determinados tipos de EAM, particularmente nos casos em que existe indicação para cateterismo cardíaco, procedimento realizado nas salas de hemodinâmica.

O Centro Hospitalar Universitário de São João – Porto (105), Hospital de Braga (83), Centro Hospitalar Lisboa Central – Hospital de Santa Marta (73), Centro Hospitalar Universitário do Algarve – Hospital de Faro (64) e o Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho – Unidade I [antigo Hospital Eduardo Santos Silva] (51) foram as Unidades de Saúde que receberam o maior número de casos encaminhados pelo INEM através da Via Verde do EAM.

O EAM é uma das principais causas de morte em Portugal, ocorrendo quando se dá uma interrupção súbita do fluxo de sangue nas artérias do coração (coronárias). A realização de exames médicos de rotina, os hábitos de vida saudáveis, a prática de desporto de forma regular, evitar o tabaco e a vida sedentária são algumas das formas de prevenção eficazes e acessíveis a todo o cidadão.

Alguns conselhos importantes para proceder perante a suspeita de um EAM: além de ligar 112 e responder a todas as questões que forem colocadas e cumprir as indicações dadas pelos operadores, é fundamental manter uma atitude calma, sentar o doente e evitar que este faça qualquer tipo de esforço físico como levantar-se, caminhar ou até falar.

Quanto maior for o conhecimento do cidadão sobre os sinais e sintomas de alerta do EAM e como utilizar o Número Europeu de Emergência – 112, mais eficiente será a atuação do INEM, daí a importância de se fazer chegar esta mensagem aos cidadãos.

Para saber mais, consulte:

Instituto Nacional de Emergência Médica – https://www.inem.pt/