ACES Algarve I / USF Alto dos Moinhos / USF Alta de Lisboa

USF do Alto dos Moinhos

17/02/2020

Ministra da Saúde garante melhores cuidados

A Ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou hoje que o lançamento da primeira pedra da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) do Alto dos Moinhos reflete a aposta do Ministério e da Câmara de Lisboa em fornecer melhores instalações e em criar respostas de cuidados de saúde complementares como de saúde oral, visual e de nutrição.

Depois de lembrar que na anterior legislatura foram abertas 69 novas unidades, a Ministra da Saúde salientou a aposta na construção de novas USF e em melhores instalações nesta legislatura diversificando as respostas nos cuidados de saúde oral, visual e de nutrição, ao mesmo tempo que “vamos ter mais médicos e enfermeiros de família”, disse Marta Temido.

A governante lembrou que esta é apenas uma das 14 novas unidades que irão ser construídas ou remodeladas no âmbito do protocolo assinado com a Câmara de Lisboa em 2017.

A nova USF do Alto dos Moinhos irá beneficiar uma população de cerca de 15.200 utentes e representa um investimento de 2,4 milhões de euros, financiados pela autarquia.

O novo edifício vai incluir uma unidade de recursos assistenciais partilhados além de 10 gabinetes de consulta, 4 gabinetes de enfermagem, duas salas de tratamento, 4 salas de exames, uma sala de saúde oral e um ginásio.


Nova unidade de saúde

17/02/2020

Ministra da Saúde lança primeira pedra da USF da Alta de Lisboa

A Ministra da Saúde, Marta Temido, e o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, lançaram esta manhã a primeira pedra da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) da Alta de Lisboa.

A nova unidade, que deverá estar concluída num prazo de ano e meio, irá beneficiar uma população de cerca de 30.400 utentes de oito freguesias do concelho de Lisboa.

A nova unidade de saúde, que representa um investimento de 3,3 milhões de euros, ocupa uma área bruta de 1875 m2 e abrange 20 gabinetes de consulta, 8 gabinetes de enfermagem, 4 salas de tratamento, 6 salas de exames/polivalentes e uma sala de saúde oral.


Centro de Saúde Universitário

17/02/2020

Aprovada a requalificação do CS Loulé, que albergará projeto inovador

O Ministério da Saúde validou, enviando para publicação em Diário da República, a autorização necessária para a celebração do contrato-programa com o Município de Loulé, tendo por objeto a ampliação e melhoramento do Centro de Saúde (CS) de Loulé, por forma a proceder à instalação da sede do Agrupamento de Centros de Saúde do Algarve I – Central, da Unidade de Saúde Familiar Lauroé e da Unidade de Cuidados na Comunidade Gentes de Loulé, na Freguesia de S. Clemente do Concelho de Loulé.

A Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, responsável por esta decisão, salienta a importância deste projeto não só para a melhoria do acesso e da prestação de cuidados de saúde à população de Loulé, mas também para a fixação de clínicos no Algarve: «Trata-se, efetivamente, de um projeto inovador, que assumirá a forma de um Centro de Saúde Universitário, com uma forte componente de ensino e investigação. Vai acrescentar qualidade aos serviços de saúde prestados à população, contribuindo também para a valorização da própria Universidade do Algarve», esclarece Jamila Madeira.

Lisboa, 17 de fevereiro de 2020.