Infarmed liderou avaliação conjunta da EUnetHTA sobre novo medicamento para a esclerose múltipla

18 fev 2020

Foi concluída a oitava avaliação conjunta da EUnetHTA (European Network for Health Technology Assessment) em que o Infarmed atuou pela primeira vez como autor principal. Os documentos relativos a esta avaliação, incluindo o relatório final de avaliação, estão disponíveis no site da EUnetHTA.

A avaliação deste processo (siponimod para tratamento de doentes adultos com esclerose múltipla secundária progressiva com doença ativa, evidenciada por surtos ou características imagiológicas de atividade inflamatória) foi submetida à EUnetHTA pela Novartis, tendo-se iniciado em março de 2019. Para além do Infarmed participaram nesta avaliação a agência de Health Technology Assessment (HTA) irlandesa, como coautora, e quatro agências de HTA europeias como revisoras. Neste âmbito, foi ainda tida em conta a participação, também ao nível europeu, das associações de doentes de esclerose múltipla que oportunamente enviaram os seus contributos.

O objetivo desta e de outras avaliações conjuntas da EUnetHTA passa pela produção de relatórios que permitam às diversas agências de HTA efetuarem uma recomendação sobre o financiamento dos medicamentos de uma forma mais eficiente, evitando a repetição de trabalho em cada agência e diminuindo os tempos associados ao processo de avaliação, garantindo desta forma o acesso dos doentes às tecnologias inovadoras de uma forma atempada.

O Infarmed continua empenhado em participar nas avaliações conjuntas da EUnetHTA tendo sido selecionado para coordenar outra avaliação de um medicamento enquanto autor e a participar numa avaliação enquanto revisor. A informação relativa às avaliações conjuntas da EUnetHTA encontra-se disponível nosite da EUnetHTA.