Aberto Concurso para Técnico Superior de Saúde Ambiental – INSA

«Aviso (extrato) n.º 2902/2020

Sumário: Procedimento concursal para o preenchimento de um posto de trabalho com vínculo jurídico de emprego público, por tempo indeterminado, na categoria de técnico superior para o exercício de funções no Departamento de Saúde Ambiental do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I. P.

Procedimento concursal para o preenchimento de um posto de trabalho com vínculo jurídico de emprego público, por tempo indeterminado, na categoria de técnico superior para o exercício de funções no Departamento de Saúde Ambiental do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I. P.

Nos termos do previsto no n.º 5 do artigo 11.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, torna-se público que, por despacho do Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I. P., (INSA) Dr. Fernando de Almeida, de 23 de janeiro de 2020, no âmbito das suas competências, se encontra aberto pelo período de 10 dias úteis, a contar do dia útil seguinte à data de publicação do presente Aviso no Diário da República, o procedimento concursal comum para preenchimento de um posto de trabalho na carreira e categoria de técnico superior, do mapa de pessoal do INSA, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas, por tempo indeterminado.

1 – Nível habilitacional: licenciatura em áreas de ciências e tecnologia, tais como saúde ambiental, ciências do ambiente, engenharia do ambiente, engenharia sanitária, engenharia química, engenharia de segurança no trabalho.

2 – Identificação e caraterização do posto de trabalho: as funções a desempenhar enquadram-se no âmbito das competências inerentes à Unidade de Ar e Saúde Ocupacional do Departamento de Saúde Ambiental, conforme previsto no artigo 33.º do Regulamento n.º 329/2013, de 28 de agosto, nomeadamente a execução de ensaios de amostragem e medição de agentes biológicos, físicos e químicos nos locais de trabalho do tipo administrativo e fabril, de acordo com os procedimentos adotados no Laboratório, tendo em vista a avaliação da qualidade do ambiente interior e/ou a avaliação da exposição profissional. Entre outras, a realização das seguintes tarefas:

Preparação de equipamento e material para realização de colheitas de amostras de ar e/ou medições nos locais de trabalho;

Deslocação aos locais de trabalho para realização das amostragens e medições e recolha de informação de todos os elementos necessários à caracterização dos locais de trabalho;

Registo da informação associada às amostragens, entrega das amostras de ar no laboratório e tratamento de resultados;

Elaboração de relatórios técnicos de avaliação da qualidade do ambiente interior e/ou de avaliação da exposição profissional.

3 – A publicitação integral do presente procedimento concursal encontra-se disponível na Bolsa de Emprego Público, em www.bep.gov.pt e na página eletrónica do INSA em www.insa.min-saude.pt, na funcionalidade «Institucional – instrumentos de gestão – recrutamento – procedimentos concursais».

3 de fevereiro de 2020. – A Diretora de Gestão de Recursos Humanos, Paula Caires da Luz.»