Estudo do Instituto Ricardo Jorge identifica espécies de aves infetadas com agente causador de borreliose de Lyme

imagem do post do Estudo do Instituto Ricardo Jorge identifica espécies de aves infetadas com agente causador de borreliose de Lyme

21-02-2020

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em colaboração com o MARE – Centro do Mar e Ambiente, do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, desenvolveu um estudo com o objetivo de determinar a prevalência de Borrelia burgdorferi s.l., o agente etiológico da borreliose de Lyme, em carraças recolhidas de aves ao longo de uma ampla distribuição geográfica na Europa. De acordo com os resultados obtidos, o tordo-zornal Turdus pilaris e o melro-preto T. merula foram as espécies de aves que mais carraças infetadas transportavam.

Coordenado por Isabel Lopes de Carvalho e Sofia Núncio, investigadoras do Departamento de Doenças Infeciosas do Instituto Ricardo Jorge, e por Ana Cláudia Norte, investigadora do MARE, este trabalho, que contou também com a colaboração de institutos de investigação de 11 países europeus, demonstrou ainda que a espécie de Borrelia mais comum detetada nas carraças recolhidas de aves foi Borrelia garinii, genoespécie patogénica ao Homem e associada à transmissão de borreliose de Lyme.

Outro dos resultados indica que a caracterização genética revelou que há limitada sobreposição de genótipos entre diferentes continentes, mas que ao nível europeu não se distingue uma estrutura populacional definida relacionada com a distribuição geográfica. “Isto provavelmente deve-se aos movimentos de dispersão das aves que transportam as carraças vetor e a própria bactéria”, referem os autores.

O trabalho desenvolvido permitiu ainda descrever uma nova espécie de Borrelia “Candidatus Borrelia aligera” em carraças recolhidas de aves, aumentando o espectro de genoespécies deste complexo de bactérias detetadas em associação com as aves. O estudo agora publicado apresenta resultados de 2308 amostras recolhidas, entre 2005 e 2016, em 843 aves de 28 espécies diferentes.

“Estudo contribuiu para um melhor conhecimento da ecologia e evolução de Borrelia garinii transmitida por carraças, demonstrando que o papel das aves na disseminação do agente etiológico desta doença não pode ser negligenciado, porque estas contribuem para uma mistura espacial a larga escala das várias linhagens de Borrelia podendo levar à evolução de novas variantes”, explica Isabel Lopes de Carvalho, acrescentando que “isto é essencial para ajudar a avaliar o risco de doença”.

Borreliose de Lyme é uma doença multissistémica, que pode afetar vários tecidos ou órgãos. É uma doença evolutiva que na sua fase inicial se caracteriza pelo aparecimento de uma lesão na pele, designada como eritema migratório. Nas fases seguintes outros órgãos podem ser afetados e causar lesões ao nível articular (artrite de Lyme), neurológico (neuroborreliose) ou dermatológico (acrodermatite crónica atrofiante).

As conclusões deste trabalho foram publicadas na revista “Molecular Ecology”. Para consultar o artigo “Host dispersal shapes the population structure of a tick‐borne bacterial pathogen”, clique aqui.

Fotografia: Hugo Guímaro