Alimentação: Escolha Informada

26/02/2020

O Secretário de Estado da Saúde (SES) lembrou esta quarta-feira, dia 26 de fevereiro de 2020, que «os hábitos alimentares inadequados são um dos fatores de risco que mais contribui para a perda de anos de vida saudável» e defendeu que é preciso reverter esta realidade, através de uma resposta sólida, integrada e eficaz ao nível da prevenção, capacitando os cidadãos para escolhas informadas e adequadas à sua saúde.

António Lacerda Sales falava esta manhã, no Instituto Nacional de Saúde Pública Doutor Ricardo Jorge, na abertura do seminário «Escolhas Alimentares Informadas: Literacia Nutricional do Consumidor», organizado pela Ordem dos Nutricionistas. «Todos conhecemos a realidade associada ao excesso de peso na idade adulta. Todos nós sabemos que Portugal continua a ser um dos países europeus em que o nível de obesidade infantil é superior», afirmou. «Preocupa-nos, e deve ser uma preocupação coletiva, que as doenças cardiovasculares continuem a ser a principal causa de morte em Portugal», prosseguiu.

O governante lembrou que este problema e outras doenças crónicas, tais como a diabetes e as doenças oncológicas, «afetam milhões de portugueses e não só têm impacto na saúde e qualidade de vida dos portugueses, como também representam custos elevados para o Serviço Nacional de Saúde» e revelou que para a capacitação dos cidadãos através da literacia alimentar, é «indispensável que o Estado desenvolva os instrumentos necessários para permitir que cada português reúna todas as condições para realizar a sua escolha de forma consciente e em liberdade».

António Lacerda Sales revelou que o Governo português tem trabalhado no desenvolvimento de mecanismos que reforcem a política alimentar, tornando-a uma área de intervenção prioritária para a prevenção e controlo de doenças crónicas, através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), e da Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS).

«Com cidadãos informados, teremos melhores escolhas alimentares. E com escolhas alimentares mais saudáveis teremos mais saúde», concluiu.