Projeto BERC-Luso segue em bom ritmo com conclusão de ação de formação em Cabo Verde – Infarmed

Formação BERC-Luso Cabo Verde

28 fev 2020

O Projecto BERC-Luso (Biomedical Ethics and Regulatory Capacity Building Partnership for Portuguese-Speaking African Countries) organizou, de 17 a 22 de fevereiro, no Hotel Oásis Atlântico Praiamar, na Cidade da Praia em Cabo Verde, a formação “Investigação Biomédica e Ensaios Clínicos: capacitação regulamentar e ética”. Este evento contou com a participação de especialistas na área de revisão ética e regulamentar de Portugal, assim como representantes internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), sendo co-organizado por duas instituições cabo verdianas de elevado prestígio: a Entidade Reguladora Independente da Saúde e o Comité Nacional de Ética em Pesquisa em Saúde. Participaram na formação profissionais com responsabilidades relevantes em Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Cabo Verde.

Em representação do Infarmed, participaram nesta ação de formação, como formadores, Bruno Cordeiro, na sessão “Disposições legais e as melhores práticas éticas”, e Helena Beaumont, na sessão “Regulamentação de Ensaios Clínicos”.

Esta iniciativa, integrada no segundo de cinco Programas de Acção do Projecto BERC-Luso – intitulado “Educativo” – tem como objetivo a capacitação formal dos formandos de cada país nas áreas da revisão regulamentar e apreciação ética de ensaios clínicos.

O primeiro Programa de Acção, decorrido entre 2018 e 2019, desenvolveu um estudo comparado da legislação dos países parceiros com as melhores práticas internacionais em matéria de investigação biomédica, no sentido de vir a robustecer a legislação vigente e assim permitir que a investigação clínica decorra em benefício das populações, contribuindo também para o desenvolvimento científico e económico dos países parceiros.

Mais informações no site do Projeto.