Profissionais do SNS discutiram a gestão do acesso à consulta externa em iniciativa da ACSS e APAH

O primeiro workshop organizado pela ACSS, em parceria com a APAH, sobre “Gestão do Acesso à Consulta Externa”, levou mais de centena e meia de profissionais do SNS, no dia 28 de fevereiro, ao auditório do INFARMED, local escolhido para a realização da iniciativa.

A abertura esteve a cargo de Márcia Roque, presidente do Conselho diretivo da ACSS, e de Alexandre Lourenço, presidente da APAH, a que se seguiram dois painéis introdutórios à discussão do dia.

O primeiro, sobre “Acesso ao SNS: Desafios e Oportunidades para 2020”, contou com a participação de Ricardo Mestre da ACSS, Cristina Pereira da DGS, Sofia Crisóstomo da plataforma “Mais participação, Melhor Saúde” e Ana Sampaio da Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino.

O segundo painel, subordinado ao tema da “Governação do Acesso no SNS: Estratégias e prioridades nacionais e regionais”, moderado por Adelaide Belo da Unidade de Gestão do Acesso (UGA) da ACSS, teve os contributos de diferentes responsáveis das unidades regionais do acesso (URGA ) de todo o país – Teresa Pego da ACSS, Fernanda Oliveira do norte, Patrícia Antunes do região centro, de Margarida Rato em representação de Lisboa e Vale do Tejo, Anabela David do Alentejo e Jorge Lami Leal do Algarve.

De seguida realizaram-se sessões temáticas paralelas sobre “Protocolos de referenciação e seguimento dos utentes”, “ULGA – Partilha de Boas Práticas nos ACES e hospitais” e “Organização de agendas e critérios de prioridade”.

As sessões de trabalho promovidas pelas duas entidades destinam-se a abordar temas diversos, ao longo do ano, no âmbito do “Planeamento Estratégico e Gestão de Recursos”.  A próxima centrar-se-á sobre o trabalho dos Centros de Responsabilidade Integrados, em data ainda a anunciar.

Publicado em 3/3/2020

imagem do post do Profissionais do SNS discutiram a gestão do acesso à consulta externa em iniciativa da ACSS e APAH