Dia Mundial da Obesidade: OMS destaca sucesso português na redução da obesidade infantil

05/03/2020

No Dia Mundial da Obesidade, que se assinala em 4 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou o sucesso português no combate à obesidade infantil – um dos principais desafios na região europeia da OMS – com o imposto sobre as bebidas açucaradas.

O artigo refere que o sucesso português é notório pelos resultados positivos demonstrados pelo programa de monitorização COSI – Childhood Obesity Surveillance Initiative (Iniciativa de Vigilância da Obesidade Infantil) e que se devem, em parte, ao imposto sobre bebidas açucaradas, implementado em 1 de fevereiro de 2017.

Este programa de monitorização revelou que um elevado número de crianças consumia regularmente refrigerantes (com uma influência significativa no aumento de peso), chegando a atingir mais de 80,1% das crianças de 6 a 8 anos, em 2016.

«Esses dados forneceram evidências científicas essenciais para apoiar a implementação do imposto sobre bebidas açucaradas», sublinhou a investigadora principal do COSI em Portugal, Ana Rito.

Esta tributação teve como objetivo desencorajar o consumo destas bebidas, permitindo a redução do consumo de açúcar em Portugal, que atingia, à data, quase o dobro das recomendações máximas sugeridas pela OMS.

A OMS sublinha, no artigo, que os resultados da medida são «impressionantes» e que muitas empresas reduziram radicalmente a quantidade de açúcar nos produtos e houve um decréscimo de venda de bebidas açucaradas.

Para a OMS, as próximas edições do estudo COSI serão capazes de avaliar todo o impacto nos padrões de consumo das crianças, mas a queda inicial nas vendas de bebidas com alto teor de açúcar e a reformulação significativa dos produtos são muito significativas.

Para saber mais, consulte: