Inauguração das novas instalações da Unidade de Técnicas Endoscópicas do CH Barreiro Montijo

05/03/2020

A Secretária de Estado Adjunta e da Saúde inaugurou hoje as novas instalações da Unidade de Técnicas Endoscópicas do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, seguindo-se uma visita às obras do Serviço de Radioterapia para instalação do novo acelerador linear. «Esta inauguração da Unidade de Técnicas Endoscópicas e as obras em curso para instalação de um novo acelerador linear nesta unidade hospitalar vem dar corpo à estratégia clara do Ministério da Saúde e deste Governo na melhoria da resposta dos hospitais e do SNS às necessidades de saúde dos portugueses», sublinhou Jamila Madeira.

Nesta visita, a Secretária de Estado Adjunta e da Saúde foi acompanhada por Laura Silveira e Nuno Venade, vice-presidente e vogal executivo, respetivamente, da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, por Teresa Almeida, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, por Pedro Lopes, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, por Miguel Lemos, diretor do ACES Arco Ribeirinho e por Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal do Barreiro.

O Centro Hospitalar realizou obras de beneficiação na Unidade de Técnicas Endoscópicas, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos profissionais e de atendimento dos utentes, num investimento de 370 mil euros. Nesta Unidade são desenvolvidas técnicas diagnósticas e terapêuticas nas áreas da Gastroenterologia, Otorrinolaringologia e Pneumologia. Com esta intervenção, o Centro Hospitalar aumentará a capacidade de resposta interna na área dos Meios Complementares de Diagnóstico e de Terapêutica, permitindo efetuar um conjunto de prestações que estavam a ser asseguradas por parceiros externos. A unidade passa a dispor de uma nova sala de exames e de um Hospital de Dia para os doentes do foro gastroenterológico, bem como de uma sala adequada à vigilância peri-endoscópica.

Após a inauguração das novas instalações da Unidade de Técnicas Endoscópicas, seguiu-se a visita ao Serviço de Radioterapia para observar o bunker que já está preparado para acolher um novo acelerador linear, cuja obra de beneficiação custou cerca de 208 mil euros. Esta obra de adaptação e o novo equipamento, que entrará em funcionamento no final do mês de agosto, vai ser adquirido com cofinanciamento do Programa Operacional Lisboa2020, representando
um investimento de 2,4 milhões de euros.

O novo acelerador linear vai substituir um dos dois equipamentos existentes no Serviço de Radioterapia, que já se encontrava desajustado face à evolução técnica e científica verificada nos últimos anos, permitindo aumentar a capacidade de resposta interna para tratamentos complexos, aumentar a precisão do tratamento a realizar e a dose de radiação no volume a tratar, reduzir o tempo de tratamento e diminuir os efeitos secundários.