Covid-19 06/03/2020

Relatório de Situação nº 004 | 06/03/2020

Relatório de Situação nº 004 | 06/03/2020 – DGS

Novo Coronavírus COVID-19


União Europeia | Covid-19

06/03/2020

Ministra da Saúde participou em reunião para discutir resposta ao surto

Os Ministros da Saúde da União Europeia reuniram-se esta sexta-feira, 6 de março, em Bruxelas, para discutir medidas coordenadas de resposta ao surto de Covid-19, que continua a propagar-se na Europa.

Na sua intervenção, a Ministra da Saúde, Marta Temido, lembrou que Portugal foi um dos últimos países da Europa ocidental a registar casos de Covid-19, tendo o primeiro sido registado no início desta semana, estando confirmados, até à data, nove casos.

A Ministra afirmou que «os vários mecanismos existentes na União Europeia têm permitido acompanhar a evolução da situação em tempo real e planear atividades de preparação e resposta ao nível nacional», mas que se impõe «uma reavaliação das medidas de saúde pública que têm vindo a ser implementadas em cada um dos Estados-Membros» e que essa reavaliação deve ser feita «num quadro Europeu, visando uma resposta coordenada, proporcional, baseada na melhor evidência disponível e na comunicação transparente».

Nesse sentido, Marta Temido propôs duas medidas: a primeira referente à divulgação regular de um Relatório de Situação da União Europeia, com as medidas implementadas por cada Estado-Membro; e a segunda sugerindo a elaboração e partilha de materiais comunicação para tradução e utilização pelos diversos Estados-Membros.

Relativamente à situação de Portugal, a Ministra faz uma avaliação positiva das medidas implementadas no país, referindo que «Portugal encontra-se, ainda, em fase de contenção alargada, concentrando-se na identificação precoce e tratamento dos casos importados e na vigilância dos seus contactos próximos.»

Neste domínio, Marta Temido destacou o trabalho desenvolvido na emissão de orientações técnicas e recomendações, no reforço da Linha de Atendimento Permanente do Serviço Nacional de Saúde bem como da Linha de Apoio ao Médico, na divulgação diária de informação e na articulação intersectorial para uma resposta integrada aos cidadãos.

A Ministra é da opinião que é necessário reforçar a articulação europeia, em particular nos setores regulados do medicamento e dispositivos médicos, lembrando que «não há garantias de acesso equitativo e medidas unilaterais podem causar disrupções graves ao abastecimento do mercado»

Marta Temido finalizou a sua intervenção lembrando que este é um «problema europeu que necessita de uma resposta europeia urgente».

Esta reunião realizou-se cerca de três semanas após um primeiro Conselho de Saúde extraordinário, celebrado em 13 de fevereiro, em Bruxelas, para discutir o reforço da coordenação entre os Estados-Membros nos esforços de contenção da propagação do novo coronavírus, que se intensificou entretanto, levando a que a avaliação de risco na União Europeia tenha sido aumentada para «moderado a elevado».

Para saber mais, consulte:

Conselho da União Europeia > Reunião do Conselho Emprego, Política Social, Saúde e Consumidores (em inglês)


Reunião diária|COVID-19

06/03/2020

Foram avaliados e atualizados os dispositivos de resposta à doença por coronavírus

O Centro de Contacto SNS 24 vai reforçar a capacidade de resposta, quer ao nível recursos humanos, quer ao nível da melhoria de procedimentos internos.

O objetivo é diminuir o tempo de espera, reencaminhando os utentes para os canais digitais do SNS 24 e da Direção Geral de Saúde (DGS), nos casos em que os contactos não são para a obtenção informação clínica sobre o novo coronavírus.

Estas medidas visam melhorar a qualidade de serviço no SNS 24 que funciona, nesta fase de contenção, como um centro de triagem para COVID-19.

Na reunião diária de hoje sobre o novo coronavírus, que juntou a Direção-Geral da Saúde (DGS), os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED) o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Administração Central de Sistemas de Saúde (ACSS), foram avaliados e atualizados os dispositivos de resposta à doença por coronavírus.

6 de março de 2020