Covid-19 Novo Coronavírus 16/03/2020: Relatórios de Situação, Normas e Orientações DGS, Notícias

 

Relatório de Situação nº 014 | 16/03/2020

Relatório de Situação nº 014 | 16/03/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL 


Relatório de Situação nº 013 | 15/03/2020

Relatório de Situação nº 013 | 15/03/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL 


Orientação nº 010/2020 de 16/03/2020

Orientação nº 010/2020 de 16/03/2020

Infeção por SARS-CoV-2 (COVID-19) – Medidas de distanciamento individual; Isolamento; Quarentena.


Norma nº 002/2020 de 16/03/2020

Norma nº 002/2020 de 16/03/2020

Infeção por SARS-CoV-2 (COVID-19) – Cuidados post mortem, autópsia e casas mortuárias


Norma nº 001/2020 de 16/03/2020

Norma nº 001/2020 de 16/03/2020

COVID-19: Primeira Fase de Mitigação – Medidas Transversais de Preparação


Orientação nº 009/2020 de 11/03/2020

Orientação nº 009/2020 de 11/03/2020

Infeção por SARS-CoV-2 (COVID-19) – Procedimentos para Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) e outras respostas dedicadas a pessoas idosas


Circular Informativa DGS/INFARMED de 05/03/2020

Circular Informativa DGS/INFARMED de 05/03/2020

Orientação sobre o reforço imediato de stocks no Serviço Nacional de Saúde para COVID-19 de Medicamentos, Dispositivos Médicos e Equipamentos de Proteção Individual.


Covid-19 |Orientações para os hospitais

16/03/2020

Os hospitais receberam a orientação para remarcar consultas externas e exames e adiar tratamentos ou cirurgias não prioritárias, devido à pandemia da Covid-19, anunciou hoje a Ministra da Saúde, no decorrer da conferência de imprensa diária para fazer um ponto de situação da evolução epidemiológica da doença.

Marta Temido revelou que a orientação foi emitida no domingo, acrescentando que nos centros de saúde se mantêm o acompanhamento de doentes crónicos, a vacinação e consultas de vigilância de gravidez.

Para os centros de saúde passam a ser encaminhados os utentes das urgências hospitalares menos urgentes, isto é, com pulseira verde ou azul, adiantou.

A Ministra da Saúde referiu que foi dada igualmente a orientação para que os atos médicos nos centros de saúde sejam feitos no «horário determinado», para evitar a aglomeração de pessoas nas salas de espera, e se recorra à teleconsulta.


Covid-19 | Pacote de aquisição conjunta da UE

16/03/2020

Novo pacote de aquisição de ventiladores e testes de diagnóstico

A Ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou que a Comissão Europeia «informou que vai ser feito um novo pacote de aquisição conjunta de equipamentos de proteção individual e equipamentos médicos (ventiladores, testes de diagnóstico…), pedindo aos Estados-membros que manifestassem interesse em aderir, algo que Portugal fez».

«Houve ainda um apelo particular à manutenção de medidas coordenadas, de comunicação transparente e de continuidade da solidariedade e valores essenciais do espaço europeu.

No setor da saúde, trata-se sobretudo de continuar a tratar as pessoas que precisam de tratamento, independentemente da sua nacionalidade de origem», disse Marta Temido na conferência de imprensa conjunta com o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, após uma reunião de ministros da União Europeia por videoconferência.

A reunião pretendeu ainda uniformizar os procedimentos ao nível da saúde, muitos dos quais já vinham a ser implementados em Portugal nos últimos dias, como a disseminação de informação nos aeroportos (folhetos informativos, cartões de localização de pacientes, aplicação de inquéritos epidemiológicos e observação visual dos passageiros).

(Foto: António Pedro Santos/Lusa)


Covid-19 | Controlo de fronteiras da EU

16/03/2020

Ministros da Saúde e Administração Interna reúnem-se hoje, dia 16

Os Ministros da Saúde e da Administração Interna da União Europeia (EU) reúnem-se hoje, por videoconferência, para debater o controlo das fronteiras externas do bloco europeu no contexto da pandemia da Covid-19.

No domingo, o Primeiro-Ministro português destacou a importância desta reunião para Portugal, dada a «extensa fronteira» aérea e marítima do país.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou na semana passada que o epicentro da pandemia do novo coronavirus passou da China, origem do surto, para a Europa, onde diversos países acionaram já o fecho das fronteiras.

Portugal e Espanha vão limitar a circulação na fronteira terrestre comum a mercadorias e trabalhadores transfronteiriços por causa da pandemia da Covid-19, anunciou o primeiro-ministro português no domingo.

António Costa afirmou que os termos destas limitações serão definidos hoje, dias 16 de março de 2020, numa reunião dos ministros dos dois países com a pasta da Administração Interna.

Essa reunião seguir-se-á à dos Ministros da Saúde e da Administração Interna da União Europeia.

António Costa falou no domingo, por videoconferência, com o homólogo espanhol, Pedro Sánchez.

Segundo o Primeiro-Ministro, os dois chefes de Governo acordaram agir «sempre em conjunto» na gestão da fronteira comum.

Na reunião de hoje entre os dois Ministros a Administração Interna, serão definidos também os termos da circulação nas fronteiras aéreas e marítimas entre os dois países, disse António Costa.

O Primeiro-Ministro disse estar convicto de que estas limitações de circulação na fronteira entre os dois países entrarão em vigor já na segunda-feira, e acrescentou que se manterão por tempo indeterminado, mas sempre para lá dos dias das celebrações da Páscoa.

O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 6.400 mortos em todo o mundo.

O epicentro da pandemia provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) deslocou-se da China para a Europa, onde se situa o segundo caso mais grave, o da Itália, que anunciou no domingo 368 novas mortes nas últimas 24 horas, elevando para mais de 1.800 o número de vítimas mortais no país.

Fonte: Lusa


Covid 19 | Restrições nas fronteiras

16/03/2020

Governo anuncia controlo de fronteiras terrestres com Espanha

Os Ministros da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e da Saúde, Marta Temido, estiveram esta segunda-feira, em reunião por videoconferência, com homólogos da União Europeia (UE) sobre medidas controlo fronteiras da UE para proteger a saúde e assegurar disponibilidade de bens e serviços essenciais durante pandemia da Covid-19.

Na conferência de imprensa, que decorreu em Lisboa, o Ministro da Administração Interna anunciou que vão passar a existir nove pontos de passagem terreste e que vão ser estabelecidos mecanismos que limitam essa passagem “exclusivamente a mercadorias e a trabalhadores que tenham por razões profissionais que se deslocarem a Espanha”.

A Ministra da Saúde acrescentou ainda que o Governo vai “manter e reforçar o controlo sanitário nos aeroportos”, bem como acompanhar o trabalho da Guarda Nacional Republicana e do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras ao nível das fronteiras terrestres.


Covid-19 | Atividade física em isolamento

16/03/2020

Recomendações para se manter fisicamente ativo em isolamento social

O Governo aprovou dia 12 de março de 2020 um conjunto de medidas extraordinárias e de carácter urgente de resposta à situação epidemiológica do novo coronavírus (SARS-CoV-2), agente causador da doença por coronavírus (Covid-19).

As medidas aprovadas contemplam as que visam promover o aumento de possibilidades de distanciamento social e isolamento profilático (sem sintomas nem diagnóstico de doença aguda).

Reduzir substancialmente a sua atividade física e/ou aumentar o seu comportamento sedentário pode ser prejudicial para a sua saúde, bem-estar e qualidade de vida. Assim, se estiver em situação de isolamento social profilático, deverá seguir algumas recomendações para se manter ativo enquanto permanece no seu domicílio.

Neste sentido, a Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional de Promoção da Atividade Física, recomenda que:

  • Evite ficar mais de 30 minutos seguidos na posição de sentado, reclinado ou deitado (enquanto está acordado);
  • Levante-se ou ande pela casa enquanto fala ao telemóvel;
  • Levante-se ou ande pela casa durante os intervalos publicitários televisivos;
  • Coloque o comando da televisão a uma distância que o obrigue a levantar-se sempre que o quiser utilizar;
  • Sempre que possível, trabalhe ao computador/tablet alternando as posições de sentado e de pé.
  • Torne o seu comportamento sedentário em tempo de lazer mais proveitoso: ler, jogos de tabuleiro, puzzles e jogos de cartas, são sempre atividades com estímulo cognitivo importante.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que todos os adultos saudáveis realizem 30 minutos diários de atividade física de intensidade pelo menos moderada, de atividades que promovam a aptidão cardiovascular e o reforço muscular.

Assim, para manter a sua aptidão cardiovascular, tente andar o mais possível pela sua casa, realizar as suas atividades domésticas, tratar do seu jardim/horta, e até dançar.

Para manter a sua força muscular e equilíbrio, pode realizar alguns exercícios na sua casa com o apoio de cadeiras, garrafas de água, ou apenas com o peso do próprio corpo.

Ainda, algumas atividades lúdicas com as crianças podem ser pensadas para permitir a expressão física, nomeadamente:

  • Jogos tradicionais, como a macaca,
  • Jogo do elástico ou saltar à corda;
  • Dança;
  • Videojogos ativos;
  • Etc.

Para saber mais, consulte:

DGS > Programa Nacional de Promoção da Atividade Física


Covid -19| S. João informa utentes por mensagem

16/03/2020

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, vai passar a informar, a partir de hoje, os utentes com resultados negativos do teste Covid-19 por mensagem de telemóvel

De acordo com comunicado divulgado, esta mensagem é enviada de forma automática ao utente, depois de o laboratório validar o resultado do exame. Em caso de resultados negativos, o utente recebe a mensagem: «Informamos que o resultado da análise Covid-19 realizada na urgência do CHUSJ foi NEGATIVO».

Se o resultado do teste for negativo, e se o utente já se encontrar em quarentena, deve permanecer até cumprir a totalidade do período predeterminado e, se está sintomático, deve manter-se em isolamento social no domicílio até que se sinta completamente recuperado (sem sintomas respiratórios e sem febre), aconselha a unidade de saúde.

Na nota, o hospital explicou que quando o utente tem alta clínica do serviço de urgência é-lhe entregue informação com recomendações sobre os cuidados a ter no domicílio, no que concerne ao utente e aos conviventes.

Caso o resultado do teste seja positivo, o médico liga para o utente e avalia a abordagem clínica mais adequada à situação, salientou.

A unidade hospitalar sublinhou que os doentes que se mantêm no domicílio, possuindo critérios clínicos e sociais adequados, são contactados periodicamente pela equipa clínica do CHUSJ, de modo a avaliar a evolução e agendadas novas colheitas, quando for adequado, para a confirmação da sua recuperação.


Covid-19 |Orientações para os hospitais

16/03/2020

Os hospitais receberam a orientação para remarcar consultas externas e exames e adiar tratamentos ou cirurgias não prioritárias, devido à pandemia da Covid-19, anunciou hoje a Ministra da Saúde, no decorrer da conferência de imprensa diária para fazer um ponto de situação da evolução epidemiológica da doença

Marta Temido revelou que a orientação foi emitida no domingo, acrescentando que nos centros de saúde se mantêm o acompanhamento de doentes crónicos, a vacinação e consultas de vigilância de gravidez.

Para os centros de saúde passam a ser encaminhados os utentes das urgências hospitalares menos urgentes, isto é, com pulseira verde ou azul, adiantou.

A Ministra da Saúde referiu que foi dada igualmente a orientação para que os atos médicos nos centros de saúde sejam feitos no «horário determinado», para evitar a aglomeração de pessoas nas salas de espera, e se recorra à teleconsulta.


Covid-19 | Pacote de aquisição conjunta da UE

16/03/2020

Novo pacote de aquisição de ventiladores e testes de diagnóstico

A Ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou que a Comissão Europeia «informou que vai ser feito um novo pacote de aquisição conjunta de equipamentos de proteção individual e equipamentos médicos (ventiladores, testes de diagnóstico…), pedindo aos Estados-membros que manifestassem interesse em aderir, algo que Portugal fez».

«Houve ainda um apelo particular à manutenção de medidas coordenadas, de comunicação transparente e de continuidade da solidariedade e valores essenciais do espaço europeu.

No setor da saúde, trata-se sobretudo de continuar a tratar as pessoas que precisam de tratamento, independentemente da sua nacionalidade de origem», disse Marta Temido na conferência de imprensa conjunta com o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, após uma reunião de ministros da União Europeia por videoconferência.

A reunião pretendeu ainda uniformizar os procedimentos ao nível da saúde, muitos dos quais já vinham a ser implementados em Portugal nos últimos dias, como a disseminação de informação nos aeroportos (folhetos informativos, cartões de localização de pacientes, aplicação de inquéritos epidemiológicos e observação visual dos passageiros).

(Foto: António Pedro Santos/Lusa)