Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 18/03/2020: Relatório de Situação, atualização da Task Force, Notícias

Relatório de Situação nº 016 | 18/03/2020

Relatório de Situação nº 016 | 18/03/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL


Despacho nº 006/2020 de 17/03/2020

Despacho nº 006/2020 de 17/03/2020

Atualização da Task Force para a operacionalização e a implementação de medidas para prevenção e controlo da infeção por novo Coronavírus – COVID-19 previstas no plano de contingência


Covid-19 | Juntas médicas da ADSE

18/03/2020
logo adse _2017_pagina entidade

Verificação de doença de funcionários públicos suspensa

As juntas médicas do Instituto de Proteção e Assistência na Doença (ADSE), que servem para verificação da doença dos funcionários públicos que estejam de baixa, estão suspensas a partir de hoje, dia 18 de março, e até 18 de junho, segundo um despacho da Autoridade de Saúde Nacional.

Também no site da ADSE foi publicado um aviso aos beneficiários nesse sentido.

“As juntas médicas da ADSE estão suspensas, pelo período de 18 de março [hoje] a 18 de junho de 2020”, pode ler-se na página da ADSE.

O Instituto dá cumprimento ao despacho com data de 17 de março assinado pela Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, que determina “a suspensão de todas as juntas médicas, devido à necessidade de mobilização de todos os profissionais de saúde para a assistência no âmbito da Emergência de Saúde Pública relacionada com a epidemia de Covid-19”.

O despacho determina que a medida “poderá ser alterada em função da evolução epidemiológica da infeção”.

Fonte: Lusa

Para saber mais, consulte:

ADSE – http://www.adse.pt/


Covid-19 | Mensagens da proteção civil

18/03/2020

Mais de 9,3 milhões de mensagens SMS com conselhos aos cidadãos

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) anunciou esta quarta-feira, dia 18 de março, que já enviou mais de 9,3 milhões de mensagens SMS com conselhos aos cidadãos sobre a situação de risco relacionada com a pandemia da COVID-19.

De acordo com a ANEPC, os 9,3 milhões de mensagens enviadas para telemóveis foram recebidas por cidadãos que estavam em Portugal continental, incluindo 276 mil enviadas em inglês para cidadãos estrangeiros ou imigrantes.

SMS: “COVID19: Lave mãos com frequência. Evite contacto social. Previna contágio. Siga recomendações oficiais”.

Para saber mais, consulte:

DGS > Covid-19


Covid-19 | Hospital da Figueira da Foz

18/03/2020

Urgência específica para doentes com sintomas

O Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) anunciou hoje, dia 18 de março, a criação de um Serviço de Urgência específico para doentes com sintomas de possível infeção por coronavírus, tendo já em funcionamento um espaço provisório para esse efeito.

Em comunicado, o HDFF explica que “está a preparar uma urgência destinada à Covid-19, que ficará à entrada do hospital [junto ao acesso principal, o único aberto ao público, do lado da povoação da Gala], onde será feita uma pré-triagem dos doentes com dificuldade respiratória que possam eventualmente estar infetados com o vírus”.

“Até estar concluída esta área, os utentes com sintomas devem dirigir-se ao espaço provisório para o efeito, contíguo ao Serviço de Urgência e devidamente identificado com placa Urgência Respiratória Aguda”, informa a unidade hospitalar.

A nova Urgência irá funcionar em quatro módulos pré-fabricados, que já estão a ser instalados. Estes irão ligar ao edifício da unidade de saúde e deverão estar concluídos até ao final da semana.

Na nota, o HDFF afirma que estão internados os seus dois primeiros “casos positivos” de doentes infetados com o novo coronavírus. São dois homens, de 63 e 77 anos, residentes na “área de influência” do hospital, que abrange os concelhos da Figueira da Foz e Montemor-o-Velho e parte dos municípios de Mira, Cantanhede e Soure, todos no distrito de Coimbra, e uma área do concelho de Pombal, no distrito de Leiria. “Os doentes encontram-se internados neste hospital em enfermaria dedicada ao seu tratamento”.

No texto, o conselho de administração do HDFF solicita a “compreensão” da população numa fase que considera “particularmente crítica” e pede a todos os seus utentes “que continuem a cumprir as boas práticas de higiene pessoal e dos espaços físicos”.

Reafirma que, em caso de necessidade, antes de recorrerem a uma unidade de saúde, os potenciais infetados com coronavírus devem recorrer à linha SNS24, por telefone ou e-mail, e agradece e enaltece “o empenho” dos profissionais de saúde.

O agradecimento do HDFF estende-se à Câmara Municipal da Figueira da Foz, “pelo apoio e colaboração prestado”, às empresas da região “que mostraram enorme espírito solidário, contribuindo com equipamentos médicos e outros”, e aos fornecedores hospitalares de bens e serviços, “que têm ajudado a dar a melhor resposta nesta situação difícil”.

Fonte: Lusa

Visite:

Hospital Distrital da Figueira da Foz – http://www.hdfigueira.min-saude.pt/


Covid-19 | Centros de rastreio no Norte

18/03/2020

ARS admite instalar centros de rastreio em outros concelhos da região

O Presidente da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte), Carlos Nunes, admitiu hoje, dia 18 de março de 2020, a instalação de centros de rastreio para suspeitos de infeção por Covid-19 em outras cidades, adiantando já serem conhecidos os locais «mais prioritários».

«Neste momento já temos ideia dos locais mais prioritários. Está a ser analisado dia a dia, hora a hora», revelou hoje durante uma visita ao Centro de Rastreio em modelo Drive Thru instalado no Queimódromo, no Porto.

Aquele responsável não quis adiantar, contudo, em quais ou em quantas localidades podem vir a ser instalados os centros de rastreios, reiterando que é uma análise que está a ser feita dia a dia.

«Se o posto fosse instalado hoje era num sítio, se fosse amanhã seria noutro», afirmou, explicando que a razão para a instalação de um centro de rastreio Drive Thru no Porto se deve ao número de casos de infeção registados neste concelho «e à volta», em concelhos como Matosinhos, Valongo, Maia, o que torna importante o aumento da capacidade instalada nos hospitais.

Centro de Rastreio em modelo Drive Thru: 400 testes diários, numa primeira fase

A Câmara do Porto, a ARS Norte e a Unilabs montou na segunda-feira um centro de rastreio da Covid-19, em modelo Drive Thru no Queimódromo, com o objetivo de aliviar o afluxo de potenciais suspeitos portadores aos hospitais.

Junto ao Parque da Cidade, estão instaladas duas tendas, onde se encontram os materiais necessários à realização destes testes por zaragatoa, tendo sido montado um circuito para os carros que se deslocam àquela unidade e cuja entrada é controlada por elementos da Polícia Municipal.

De acordo com o município, o centro de rastreio «permitirá a realização de cerca de 400 testes diários numa primeira fase, podendo evoluir para perto de 700 testes por dia».

Carlos Nunes sublinhou a equipa de técnicos da ARS Norte está a analisar e a monitorizar a evolução da epidemia, pelo que, de acordo com aquilo que for sendo observado no terreno, estes centros de rastreio serão implementados em outros locais «que sejam importantes de acordo com a situação epidemiológica».

O dirigente explicou ainda que os testes realizados no centro de rastreio do Porto têm de ser validados pelo Serviço Nacional de Saúde, devendo para isso os suspeitos, contactar o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24), através do número 808 24 24 24, a quem cabe validar a situação.

Pessoas indicadas pela Direção-Geral da Saúde «não pagam nada»

«Não vamos avaliar a população em geral, que tem angústia, naturalmente, em saber se é positivo ou não é positivo. Estamos a fazer um filtro de acordo com as normas da Direção-Geral da Saúde», disse.

Questionado sobre quem vai pagar estes testes, Carlos Nunos explicou que o valor está ainda Acer negociados com a Unilabs e com outros parceiros, mas deixou claro que tal como acontecia a quem realizava os testes nos hospitais, as pessoas indicadas pela Direção-Geral da Saúde «não pagam nada».

Antes, em declarações aos jornalistas, Luis Menezes, CEO da Unilabs Portugal, avançava que havia «vários pedidos» para instalar este tipo de centros de rastreio em outras cidades, o que estava a ser coordenados com a ARS Norte e as autoridades de saúde, a quem indicar os locais onde é mais importante abrir.

«Nós temos capacidade para montar mais algumas unidades, poucas. Mas as que montarmos, vamos montar tendo em consideração aquilo que as autoridades de saúde nos disserem. Nós estamos neste momento à disposição das autoridades de saúde», afirmou, escusando-se a revelar se Ovar, onde o Estado de Calamidade foi decretado, é um dos locais para onde está pensada a instalado de um centro de rastreio da Covid-19.

Dados

O número de infetados pelo novo coronavírus subiu para 642, mais 194 do que os contabilizados na terça-feira, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde.

De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica de Covid-19 em Portugal, divulgado hoje às 12 horas, desde 01 de janeiro foram registados 5.067 casos suspeitos.

Segundo a DGS, há 351 (eram 323) casos a aguardar resultado laboratorial e três casos recuperados.

Fonte: Lusa

Para saber mais, consulte:

ARS Norte> Notícias


Covid-19 | Abastecimento de bens

18/03/2020
diaeuropeualimentacao_apn

Criado grupo de trabalho para acompanhar abastecimento de bens

O Governo criou um grupo de trabalho para acompanhar e avaliar e acompanhar as condições de abastecimento de bens nos setores agroalimentar e do retalho cujas dinâmicas de mercado sejam determinadas pelo Covid-19.

O grupo de trabalho deverá também delinear medidas preventivas ou corretivas destinadas a manter ou restabelecer as normais condições de abastecimento.

De acordo com o diploma, o primeiro relatório do grupo de trabalho será apresentado dentro de duas semanas, os relatórios seguintes terão uma periodicidade quinzenal e, no final, será elaborado um relatório, contendo uma análise e avaliação de eventuais medidas adotadas.

O despacho publicado esta quarta-feira, dia 18 de março, em Diário da República, tem efeitos retroativos à sua assinatura, em 11 de março, e designa o “Grupo de Acompanhamento e Avaliação das Condições de Abastecimento de Bens nos Setores Agroalimentar e do Retalho em Virtude das Dinâmicas de Mercado determinadas pelo Covid-19”.

Para saber mais, consulte:

Despacho n.º 3389/2020 – Diário da República n.º 55/2020, Série II de 2020-03-18

Economia e Transição Digital e Agricultura – Gabinetes do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital e da Ministra da Agricultura

Determina a constituição do «Grupo de Acompanhamento e Avaliação das Condições de Abastecimento de Bens nos Setores Agroalimentar e do Retalho em Virtude das Dinâmicas de Mercado determinadas pelo Covid-19»


Covid-19 | ULS Guarda reorganiza serviços

18/03/2020
sala de espera_corredor2

Hospital da Guarda reorganiza serviços para proteção de utentes e profissionais

O Hospital Sousa Martins, integrado na Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, vai reorganizar vários serviços, concentrando no mesmo edifício o internamento e o acolhimento de doentes suspeitos ou confirmados de infeção pela Covid-19.

De acordo cum um comunicado enviado esta quarta-feira, dia 18 de março de 2020, à agência Lusa,  a ULS informa que, no atual contexto de pandemia por Covid-19, entendeu o Conselho de Administração «proceder a algumas mudanças, reestruturando espaços e funcionamento dos serviços que durarão enquanto se mantiver o período contingente» que o país atravessa.

Segundo a nota, ficam definidas duas áreas distintas no Hospital Sousa Martins, «de forma a cumprir o objetivo de segurança e proteção» dos utentes e profissionais.

«No denominado Pavilhão Novo, toda a sua área de internamento e Bloco Operatório – Piso 1, ficarão afetos a doentes suspeitos ou confirmados de infeção por coronavírus. Manter-se-ão as restantes unidades e serviços que funcionam nos restantes pisos. Nos denominados Pavilhões 1 e 5, serão internados todos os outros doentes com necessidade, das diversas especialidades», lê-se.

A ULS adianta que para «acomodar esta situação» houve necessidade de deslocar serviços, por isso, o Serviço de Ortopedia passa a ocupar as instalações do serviço de Cardiologia; o Serviço de Cardiologia passa a partilhar o piso de Medicina Interna; o Serviço de Cirurgia passa a ocupar as instalações do Serviço de Ginecologia; o Serviço de Ginecologia passa a partilhar um espaço no Serviço de Obstetrícia; e o Serviço de Pneumologia passará a ocupar as instalações onde atualmente se encontra o internamento de Psiquiatria.

No âmbito do quadro de alterações definido pela ULS/Guarda para o HSM, a Urgência Pediátrica passa a ocupar as instalações onde se encontra atualmente a Consulta Externa de Psiquiatra; a Consulta Externa de Psiquiatria passa a funcionar na zona das Consultas Externas do Pavilhão Novo; e as cirurgias de doentes não infetados por coronavírus serão realizadas no Bloco Operatório do Pavilhão 5.

As alterações foram iniciadas na terça-feira e decorrerão de forma faseada até ao final da semana.

A partir das 13 horas de hoje, dia 18 de março, a Urgência Pediátrica funcionará já no novo espaço, pelo que o seu acesso preferencial será pela portaria da antiga Consulta Externa, indica a fonte.

A ULS da Guarda lamenta «quaisquer constrangimentos ou incómodos» que as medidas possam causar a utentes e profissionais, mas adverte que «é definitivamente a melhor opção para minimizar o risco».

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 189 mil pessoas, das quais mais de 7.800 morreram.

Fonte: Lusa

Para saber mais, consulte:

ULS Guarda > Notícias


Covid-19 | Estudos epidemiológicos

18/03/2020

PM em reunião de análise de estudos e resultados epidemiológicos no Ministério da Saúde

O Primeiro-Ministro (PM), António Costa, participou na manhã desta quarta-feira, dia 18 de março de 2020, numa reunião no Ministério da Saúde, de apresentação e análise de estudos e resultados epidemiológicos sobre o novo coronavírus.

Antes da reunião do Conselho de Estado, que decorre esta manhã por videoconferência para analisar o eventual decretar do estado de emergência, Costa colocou uma publicação na sua conta oficial da rede social Instagram dando conta da sua presença no Ministério da Saúde.

«Além de técnicos, especialistas em saúde pública, matemáticos, cientistas e epidemiologistas, ouvi as recomendações técnicas da Direção-Geral da Saúde e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA)», referiu.

O Primeiro-Ministro salientou que «a informação técnica e científica, especialmente no caso do combate à Covid-19, é essencial ao processo de tomada de decisão política».

Já a reunião do Conselho de Estado, órgão de consulta política do Presidente da República, começou hoje às 10h15, para discutir a decisão de decretar o estado de emergência em Portugal devido à pandemia de Covid-19.

Fonte da Presidência afirmou à Lusa que dois conselheiros – o ensaísta Eduardo Lourenço e Costa Andrade, presidente do Tribunal Constitucional – não participam na reunião, que se realiza por videoconferência, apenas com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, onde passou a noite, depois de ter estado 14 dias em quarentena voluntária na sua casa em Cascais.

As conclusões serão divulgadas na página da Presidência da República na internet e, ao final da tarde ou início da noite, Marcelo Rebelo de Sousa fará uma declaração ao país.

Em Portugal, a DGS elevou na terça-feira o número de casos confirmados de infeção para 448, mais 117 do que na segunda-feira, dia em que se registou a primeira morte no país O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 189 mil pessoas, das quais mais de 7.800 morreram.

O surto começou na China, em dezembro de 2019, e espalhou-se por mais de 146 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Os países mais afetados depois da China são a Itália, com 2.503 mortes para 31.506 casos, o Irão, com 988 mortes (16.169 casos), a Espanha, com 491 mortes (11.178 casos) e a França com 148 mortes (6.633 casos).

Fonte: Lusa


Covid-19 | Novas unidades de rastreio

18/03/2020

Lisboa vai ter novas unidades de diagnóstico no Lumiar e Parque das Nações

A Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo e a Câmara Municipal de Lisboa e vão instalar duas unidades de diagnóstico do novo coronavírus em Lisboa, a partir deste fim de semana, no Lumiar e no Parque das Nações, e terão capacidade para fazer cerca de 500 análises diárias.

Os testes nas duas unidades serão feitos aos cidadãos que tenham prescrição médica passada em unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e serão gratuitos.

Uma das unidades de diagnóstico será instalada na Escola Básica Quinta dos Frades, no Lumiar. A outra unidade será um “centro de rastreio Móvel (‘drive-thru’) no Parque das Nações.

A Escola Básica Quinta dos Frades terá capacidade para realizar entre 300 a 400 testes, funcionando com dois médicos e seis técnicos laboratoriais. O Centro de Rastreio Móvel, instalado no parque de estacionamento junto à Rua Vitorino Magalhães Godinho, terá capacidade para 150 análises diárias – podendo este número aumentar de acordo com as necessidades.

Estes dois centros inserem-se numa rede de 10 unidades, a serem instaladas nos concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, no âmbito da rede partilhada de recursos entre os seus 18 municípios.


Covid-19 | Centro Móvel de Rastreio

18/03/2020

ARS Norte facilita deteção precoce da doença

Com o objetivo de melhorar a deteção precoce da Covid-19, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, em conjunto com entidades parceiras, nomeadamente a UNILABS e a Câmara Municipal do Porto, instalou no Queimódromo do Porto – Estrada Interior da Circunvalação – um Centro Móvel de Rastreio, que deverá iniciar atividade hoje, dia 18 de março.

Com esta solução, a ARS Norte pretende aliviar a pressão que nos últimos dias se tem vindo a acentuar em alguns hospitais do Grande Porto e aumentar a capacidade de resposta, evitando o contacto de casos suspeitos de infeção com outros doentes e profissionais de saúde.

Esta iniciativa contará com a participação de médicos de Medicina Geral e Familiar e médicos de Saúde Pública, bem como técnicos de laboratório especializados, permitindo, numa fase inicial, realizar cerca de 400 testes diários e podendo, em caso de necessidade, aumentar a sua capacidade até aos 700/dia.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Norte – http://www.arsnorte.min-saude.pt/